Objetivo: Aprofundar a mensagem de São Paulo Apóstolo para os jovens. Descobrir a importância da presença e ação da juventude na Igreja de Cristo.
Leitura Bíblica: At 9, 1-19
Para início de conversa: Antes de começarmos a história de Paulo, vamos buscar entender como é a vida de um cego. Veja esse vídeo e depois responda no seu caderno:
a) Que sensações você sentiu ao assistir esse vídeo? Você acha que foi fácil o rapaz do vídeo ser conduzido pela moça?
b) Que sentimos quando percebemos nossa dependência?
c) Que condições impomos à outra pessoa para que possamos colocar nossa confiança nela?
Fique ligado!!!!!!
1) PERSEGUIDOR A PERSEGUIDO: Com a morte de um tal Jesus, Paulo percebia que haviam surgido, em várias partes, os seguidores dele, pessoas que tentavam mostrar por palavras e obras que o cristianismo não era um amontoado de leis rígidas, de costumes e ritos que caracterizam um grupo fechado e estático. Mostravam que, pelo contrário, o cristianismo era um processo, um caminho que se realiza na história e constrói uma história nova. Para entrar nesse processo a única norma era seguir o caminho de Jesus Cristo. Isso irritou profundamente a muita gente, também a Paulo. A prova está na morte do jovem Estevão, as testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado SAULO (At 7, 58). Foi o começo, aliás, de uma perseguição furiosa, não deixando de lado as invasões de casas de todos os que se atreviam a dizer que aceitavam Jesus Cristo, como Caminho.
2) APAIXONADO, TAMBÉM NA CONVERSÃO: Foi exatamente no caminho para Damasco, para onde ia disposto a levar presos a Jerusalém todos os que aceitavam Cristo, que Paulo vive a sua conversão. Às portas da cidade, ele ficou cego por uma luz forte, e atordoado com uma voz que ele não sabia de onde vinha: POR QUE ME PERSEGUE?, dizia a voz, que se identificou como Jesus Cristo. Paulo depois desse episódio, ficou cego durante três dias, revivendo a ressurreição do Senhor. Tudo terminou quando o velho Ananias, superado o medo que tinha desse terrorista da lei, o curou da cegueira. O perseguidor, então, reconheceu o erro em que tinha caído e se transformou no apóstolo que invadiria, com suas caminhadas e viagens, toda a Ásia Menor. Alguém que só respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor transformou-se dentro de um processo profundo de conversão, no grande apóstolo das gentes, admirado por toda a história.
A cegueira de Paulo recorda que, depois de ver Jesus, não é mais possível ver o mundo com os mesmos olhos de antes. Jesus muda nossa visão com sua luz, faz compreender o que antes ignorávamos.
Veja esse vídeo sobre a conversão de Saulo:
ATIVIDADES
(FAÇA EM SEU CADERNO E DEPOIS ENVIE PARA O E-MAIL:professorinha.aninha@gmail.com ATÉ SEXTA-FEIRA 16 DE MAIO AS 23:59 h)
1. Depois de assistir o vídeo acima, leia o texto de At 9, 1-19 e responda:
a) Como era o nome de Paulo antes da conversão?
b) Qual era a sua atitude diante dos cristãos OS SEGUIDORES DO CAMINHO?
c) Para onde ele viajava quando viu uma grande luz?
d) Quem lhe falou e o que disse?
e) Depois de ver a luz, o que aconteceu com Paulo?
2. Faça uma tabela de comparação mostrando as cegueiras do mundo e a luz que Jesus vem trazer para essas realidades. Veja o exemplo:
CEGUEIRA NO MUNDO LUZ DE JESUS
Cada um pensa só para si Amai uns aos outros
COMPROMISSO SEMANAL: Vamos nesta semana rezar uma Ave Maria, por todos os deficientes visuais, para que Jesus seja a Luz em suas vidas.
Que Deus esteja sempre com você!!!!!! Que São Francisco Xavier abençoe a sua vida sempre!!!! Até semana que vem!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário