Objetivo: Compreender o sentido de aliança na revelação com Deus.
Leituras bíblicas: Gn 9, 9-11, Ex 6, 2-7, Mt 26, 26-28, Jr 32, 39-41
Pistas para entender o encontro de hoje:
- O anel de noivado ou de casamento, usado pelos noivos ou esposos, simboliza um pacto mútuo entre as partes;
- Pacto ou acordo define um compromisso entre pessoas ou grupos;
- A relação entre Deus e a humanidade reveste-se de um pacto amoroso do Senhor para conosco. Da parte de Deus, esse acordo é eterno.
Depois dessas pistas, vamos ver esse vídeo com o Pe. Juarez de Castro, que fala sobre a Aliança entre Deus e o homem:
Fique ligado!!!!! A palavra ALIANÇA, na Bíblia , tem significados lindos: AMOR, COMBINAÇÃO, UNIÃO. COMUNHÃO, VÍNCULO, DIÁLOGO, CASAMENTO, TRATADO, COMPROMISSO... Toda a história do povo de Deus na Bíblia é marcada pela aliança. A Bíblia mostra que Deus sempre faz alianças por intermédio de pessoas, nos mais diferentes aspectos: promessas com os PATRIARCAS, aliança com MOISÉS no monte Sinai, compromisso de fidelidade com seu povo até chegar à NOVA e definitiva ALIANÇA com JESUS CRISTO. É tão forte a aliança do amor de Deus para com as pessoas que ELE nos criou à sua imagem e semelhança. A maior aliança de Deus foi entregar como prova suprema de amor seu próprio FILHO à morte, para nos salvar (Jo 3, 16). O amor e o compromisso de uma aliança são invisíveis, brotam do coração,, têm um sinal externo que vem de SELAR esse pacto de amor. Tomemos como exemplo Noé, que ofereceu um sacrifício ao Senhor sobre o altar. Deus disse a Noé e aos seus filhos: VOU FAZER UMA ALIANÇA COM VOCÊS E SEUS DESCENDENTES (Gn 9,1-17).
Essa aliança foi simbolizada pelo arco-íris. Deus também estabeleceu uma aliança com a nação de Israel, por meio de Moisés. A aliança feita com Moisés- OS DEZ MANDAMENTOS- foi gravada em tábuas de pedra, configurando o decálogo, que seria a prova e o compromisso dessa aliança.A aliança do Sinai é a mais importante do Antigo Testamento e diferente das outras alianças. Nela, Deus se manifesta como nosso Deus e nos adota como seu povo;por isso somos todos irmãos, tendo um único Deus. Deus mostrou seu amor, escolheu um povo; para que, por meio de sua história, os outros povos percebessem o quanto Ele ama a pessoa humana. Jesus é o mediador da NOVA ALIANÇA. A nova aliança tem vínculos indestrutíveis de misericórdia, de amor e de solidariedade.
Veja o que o Pe. Fabrício diz sobre o tema:
Perceba: A Igreja é ao mesmo tempo caminho e finalidade do desígnio de Deus. Prefigurada na criação, preparada na Antiga Aliança, fundada pelas palavras e atos de Jesus Cristo, realizada por sua Cruz redentora e por sua RESSURREIÇÃO, ela é manifestada como mistério de salvação pela efusão do Espírito Santo. Será consumada na glória do céu como assembleia de todos os resgatados da terra (Catecismo da Igreja Católica, 778).
ATIVIDADES ( SERÃO FEITAS NO CADERNO E VOCÊ ENVIARÁ NO E-MAIL aninha.professorinha@gmail.com ATÉ DO DIA 23 DE MAIO AS 23:59 h):
1. Leia o texto de Jr 32, 39-41 e responda:
a) Quem está falando no texto?
b) Do que o texto está falando?
c) O que o texto diz a respeito da ALIANÇA?
d) Como você pode colaborar no plano de Deus?
e) O que significa, para mim, Deus desejar estabelecer uma aliança comigo?
f) Eu aceito que, quando eu ajudo em uma pastoral da Igreja, eu me torno mais íntimo com Deus? Por quê?
g) Que gestos de aliança e amor encontro no meu cotidiano com Deus?
(a) Abraão (b) Isaac (c) Jacó (d) José
( )Vendido como escravo, interpretou um sonho do Faraó e foi nomeado vice-rei do Egito.
( ) Deus pede seu filho querido em sacrifício
( ) Teve 12 filhos. Deus o abençoou e lhe deu um novo nome: Israel.
( ) Deus lhe confirmou a promessa feita a seu pai e teve 2 filhos gêmeos.
3) Desenhe uma árvore genealógica com o nome dos patriarcas e de seus descendentes. Pesquise em Gênesis 35, 22b-29.
COMPROMISSO SEMANAL: Leia um versículo da Bíblia por dia e escreva no caderno como foi essa experiência.
Deus esteja com você!!!!!! Até semana que vem!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário