sábado, 2 de maio de 2020

Turma de Segundo Ano de Crisma: Os mártires e a história da Igreja

História de Os primeiros mártires da Igreja Romana - Santos e ...

Objetivo: Conhecer um pouco da história da Igreja e Cristo e saber como cresceu e se fortaleceu com a fé e o exemplo dos que deram a vida por ela.

Leitura bíblica: At 7, 51-60, Mt 16, 24-28

Para início de conversa
Vamos conhecer agora o significado de duas palavras que serão importantes para entendermos o tema de hoje:
MÁRTIR:  Segundo o dicionário Mini Aurélio mártir significa aquele que sofreu torturas ou morreu por sustentar a fé cristã; quem sofre muito.
TESTEMUNHO:   Segundo o dicionário Mini Aurélio testemunho significa depoimento duma testemunha ( pessoa que viu ou ouviu algo) em juízo. Prova.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica: “O martírio é o supremo testemunho dado em favor da verdade da fé; designa um testemunho que vai até à morte. O mártir dá testemunho de Cristo, morto e ressuscitado, ao qual está unido pela caridade. Dá testemunho da verdade da fé e da doutrina cristã. Suporta a morte com um ato de fortaleza. ‘Deixai-me ser comida das feras. É por elas que me será concedido chegar até Deus”‘. (CIC nº 2473).
Agora pense: Qual a relação entre essas duas palavras ( Responda em seu caderno).
Para mergulhar no tema, vamos assistir o vídeo, que fala o que é ser Igreja na visão de grandes santos...


Fique ligado! A primeira fase da Igreja vai desde o momento da ressurreição de Jesus, da vinda do Espírito Santo em Pentecostes (início da Igreja) até o ano 313. Este tempo é caracterizado pela PERSEGUIÇÃO. As autoridades daquela época não entendiam a mensagem de Jesus  e o acusaram de ser agitador, subversivo e blasfemo. Pensavam que todos os que seguiram também eram assim e que, portanto, os cristãos deveriam ser exterminados. Eles não tinham espaço na sociedade. Não podiam sequer se reunir publicamente para celebrar a partilha,  sob pena de serem mortos. Por isso eram obrigados a se encontrar em locais escondidos, como as catacumbas. Quando eram reconhecidos como cristãos, o destino era, invariavelmente, a tortura e a morte. Mesmo assim, eles resistiam. Os primeiros cristãos, não tinham medo de passar pela mesma situação de Jesus: dar a vida por uma causa. O livro dos Atos dos Apóstolos nos fala do martírio de Estevão ( At 7, 51-60) e Tiago, e das perseguições dos apóstolos e de Paulo. Nesta primeira fase houve milhares de mártires, muitos dos quais foram celebrados no calendário litúrgico da Igreja: São Sebastião, Santa Luzia, Santa Cecília... A força e a fidelidade dos mártires, foram considerados o maior argumento para mostrar a verdade do cristianismo. Ver a serenidade com que aqueles homens e mulheres enfrentavam a dor e a morte fez com que muita gente começasse a pensar que deveria haver algo de muito forte e especial no cristianismo. E em vez de pôr fim ao cristianismo, como as autoridades esperavam, o martírio acabou tendo feito contrário, fez com que os cristãos se multiplicassem cada vez mais.
Para encerrar esse momento de reflexão veja esse vídeo sobre os Mártires Ilustres:


Atividades ( para ser respondido no caderno)

Muitas vezes a fé provoca perseguições. Isso sempre aconteceu. Jesus foi o primeiro mártir e modelo perfeito de mártir. Começando pelos apóstolos-e estando presente em todas as épocas da história da Igreja, até hoje- a perseguição e o martírio acontecem. Ter fé significa confiar e Jesus a ponto de colocar nossa vida em suas mãos. Leia o texto de Mt 16,  24-28 e escreva o que você entendeu dessa passagem e dê um exemplo de como essas palavras de Jesus se aplica em nosso dia a dia.

Atividades ( para ser enviada para o e-mail: aninha.professorinha@gmail.com  até o dia 08 de maio ás 23:59 min)

a) Quem são os mártires de hoje? Você consegue lembrar de pessoas - no Brasil e no mundo- que foram mortos por criticarem a injustiça ( seja ela o preconceito racial, a miséria, a violação dos direitos humanos)?
b) Existem semelhanças entre essas pessoas e os primeiros mártires cristãos? Quais? Você saberia citar algum mártir do cristianismo primitivo?
c) Faça uma pesquisa sobre o mártir que você citou na questão anterior, e relate como foi o seu martírio.

COMPROMISSO SEMANAL: Durante essa semana tire uma hora para rezar uma Ave Maria em intenção a todas as pessoas que sofrem perseguições por acreditarem em Jesus Cristo. E relate em forma de vídeo (no grupo de whatsApp) como foi essa experiência. Esse vídeo deve ser postado no sábado antes do encontro por vídeo conferência.

Que São Francisco Xavier, padroeiro das Santas Missões abençoe a cada um de nós!!!!!! Tenham uma excelente semana!!!!!! Até breve!!!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário