sábado, 24 de abril de 2021

PRIMEIRO E SEGUNDO ANO DE CRISMA: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS

 


OBJETIVO:  Levar o jovem a entender que, no primeiro mandamento, Deus manda adorar o Deus verdadeiro consagrando a ele toda nossa fé, esperança e amor.

ACOLHIDA: Oração

MOTIVAÇÃO: Como amar a Deus sobre todas as coisas no meio de tanto sofrimento? Nesta reflexão, vamos entender melhor esse mandamento tão importante....



FIQUE LIGADO!  Jesus tornou perene os Dez Mandamentos como lei moral. Quando o jovem lhe perguntou o que era necessário fazer para ganhar o céu, Ele disse: “Se queres entrar para a Vida, guarda os mandamentos. Não matarás, não adulterarás, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra pai e mãe” (Mt 19,16-19).
O Primeiro dos Mandamentos se refere a Deus. “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento” (Mt 22,37). Estas palavras seguem as do Antigo Testamento: “Escuta; Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único” (Dt 6,4-5).
O primeiro preceito abrange a fé, a esperança e a caridade, pois, quando se fala de Deus, fala-se de um Ser constante, imutável, fiel, perfeitamente justo. Então, devemos necessariamente aceitar Suas palavras e ter Nele uma fé e uma confiança plenas. Nossa vida moral encontra sua fonte na fé em Deus. São Paulo fala da “obediência da fé” (“O justo viverá pela fé” Rm 1,17), como da nossa primeira obrigação. Ele vê no “desconhecimento de Deus” o princípio e a explicação de todos os desvios morais. De fato, os males deste mundo têm a sua causa mais profunda numa vida sem Deus, como hoje acontece. O Papa João Paulo II disse que o homem hoje “vive como se Deus não existisse”; e Bento XVI disse há pouco que “Deus foi expulso do mundo”.
Como ser feliz sem o auxílio e proteção de Deus? Expulsamos Deus das famílias, das escolas, das universidades dos clubes, do comércio, das fábricas, das praças, das ruas… E queremos ser abençoados por Ele? É uma grande incoerência. Ninguém é feliz de verdade se não vive segundo as santas leis de Deus. “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”, grita o salmista.
Deus deve ser amado e adorado sobre todas as coisas porque é o fundamento de todo o universo. Tudo o que existe fora do nada foi criado por Ele com amor, sabedoria e poder. Ele criou todas as coisas a partir do nada. Deus é Eterno, Incriado, não teve princípio e não terá fim. Deus é Onisciente, sabe tudo, nada lhe é oculto; é Onipotente, pode tudo, nada lhe é impossível; é Onipresente, está presente em todo lugar; é amor; é Pai; é Perfeitíssimo, Nele não há sombra de erro, Ele não pode se enganar e não pode enganar a ninguém. Deus tem uma Glória infinita, uma Majestade suprema, a quem todas as criaturas devem reconhecer e se curvar.
Veja esse vídeo que finaliza essa reflexão:



ATIVIDADE: (RESPONDA EM SEU CADERNO, TIRE FOTO E ENVIE PARA SEU CATEQUISTA NO WHATSAPP  ATÉ O DIA ATÉ 01/05)

LEITURAS BÍBLICAS: Dt 6,4-5; Lv 20, 27; Dt 18, 9-14 e   Mt 19,16-19

Responda

a) Por que hoje se acredita tanto nos horóscopos?

b) Quais as superstições que existem no seu ambiente?

c) Você tem, às vezes, tendências para as superstições?

COMPROMISSO SEMANAL: Faça um gesto concreto, demonstrando seu amor à Deus.Vá na missa em sua  paróquia uma doação de alimentos. Assim, você ajudará seu irmão.

Tenha uma ótima semana. Que São Francisco Xavier abençoe a todos!!!!!!!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário