sábado, 24 de abril de 2021

PRIMEIRO E SEGUNDO ANO DE CRISMA: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS

 


OBJETIVO:  Levar o jovem a entender que, no primeiro mandamento, Deus manda adorar o Deus verdadeiro consagrando a ele toda nossa fé, esperança e amor.

ACOLHIDA: Oração

MOTIVAÇÃO: Como amar a Deus sobre todas as coisas no meio de tanto sofrimento? Nesta reflexão, vamos entender melhor esse mandamento tão importante....



FIQUE LIGADO!  Jesus tornou perene os Dez Mandamentos como lei moral. Quando o jovem lhe perguntou o que era necessário fazer para ganhar o céu, Ele disse: “Se queres entrar para a Vida, guarda os mandamentos. Não matarás, não adulterarás, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra pai e mãe” (Mt 19,16-19).
O Primeiro dos Mandamentos se refere a Deus. “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento” (Mt 22,37). Estas palavras seguem as do Antigo Testamento: “Escuta; Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único” (Dt 6,4-5).
O primeiro preceito abrange a fé, a esperança e a caridade, pois, quando se fala de Deus, fala-se de um Ser constante, imutável, fiel, perfeitamente justo. Então, devemos necessariamente aceitar Suas palavras e ter Nele uma fé e uma confiança plenas. Nossa vida moral encontra sua fonte na fé em Deus. São Paulo fala da “obediência da fé” (“O justo viverá pela fé” Rm 1,17), como da nossa primeira obrigação. Ele vê no “desconhecimento de Deus” o princípio e a explicação de todos os desvios morais. De fato, os males deste mundo têm a sua causa mais profunda numa vida sem Deus, como hoje acontece. O Papa João Paulo II disse que o homem hoje “vive como se Deus não existisse”; e Bento XVI disse há pouco que “Deus foi expulso do mundo”.
Como ser feliz sem o auxílio e proteção de Deus? Expulsamos Deus das famílias, das escolas, das universidades dos clubes, do comércio, das fábricas, das praças, das ruas… E queremos ser abençoados por Ele? É uma grande incoerência. Ninguém é feliz de verdade se não vive segundo as santas leis de Deus. “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”, grita o salmista.
Deus deve ser amado e adorado sobre todas as coisas porque é o fundamento de todo o universo. Tudo o que existe fora do nada foi criado por Ele com amor, sabedoria e poder. Ele criou todas as coisas a partir do nada. Deus é Eterno, Incriado, não teve princípio e não terá fim. Deus é Onisciente, sabe tudo, nada lhe é oculto; é Onipotente, pode tudo, nada lhe é impossível; é Onipresente, está presente em todo lugar; é amor; é Pai; é Perfeitíssimo, Nele não há sombra de erro, Ele não pode se enganar e não pode enganar a ninguém. Deus tem uma Glória infinita, uma Majestade suprema, a quem todas as criaturas devem reconhecer e se curvar.
Veja esse vídeo que finaliza essa reflexão:



ATIVIDADE: (RESPONDA EM SEU CADERNO, TIRE FOTO E ENVIE PARA SEU CATEQUISTA NO WHATSAPP  ATÉ O DIA ATÉ 01/05)

LEITURAS BÍBLICAS: Dt 6,4-5; Lv 20, 27; Dt 18, 9-14 e   Mt 19,16-19

Responda

a) Por que hoje se acredita tanto nos horóscopos?

b) Quais as superstições que existem no seu ambiente?

c) Você tem, às vezes, tendências para as superstições?

COMPROMISSO SEMANAL: Faça um gesto concreto, demonstrando seu amor à Deus.Vá na missa em sua  paróquia uma doação de alimentos. Assim, você ajudará seu irmão.

Tenha uma ótima semana. Que São Francisco Xavier abençoe a todos!!!!!!!!











sexta-feira, 16 de abril de 2021

PRIMEIRO E SEGUNDO ANO DE CRISMA- MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

 


OBJETIVO:  Compreender a profundidade da lei maior, que é a do amor.

PARA REFLETIR: Quem é o nosso próximo?
a) Você vê no mendigo, no ladrão, no inimigo, Cristo?
b) Você vê Cristo nos seus próprios parentes e amigos?
c) O seu comportamento,  diante deles, seria o mesmo, se Cristo, em pessoa, lhe aparecesse na pessoa do próximo?
Veja esse vídeo que vai nos ajudar a compreender melhor o tema:


LEITURA BÍBLICA: 1 Cor 13,1-13

- Qual o versículo que mais te chamou atenção?

FIQUE LIGADO! Compreender que seguir Jesus é viver os mandamentos de Deus.
Os dez Mandamentos da Lei de Deus:
Amar a Deus sobre todas as coisas;
Não tomar seu santo nome em vão;
Guardar domingos e festas de guarda;
Honrar Pai e Mãe;
Não matar;
Não pecar contra a castidade;
Não furtar;
Não levantar falso testemunho;
Não desejar a mulher do próximo;
Não cobiçar as coisas alheias.

LEITURA BÍBLICA: Mt 19, 16-21

O que diz o texto?
O que o jovem perguntou a Jesus?
Qual foi a resposta de Jesus ao jovem?
Qual o desafio que Jesus lançou ao jovem?

Vou colocar-me no lugar do jovem rico e perguntar: Senhor, o que devo fazer para situar minha vida e ser feliz?

Os mandamentos nos mantêm no caminho de Deus, são orientações seguras para que venhamos seguir e sejamos felizes ao trilhar nossa jornada de vida.

O desejo da plenitude e felicidade no caminho do bem está no coração de todos nós.
No Evangelho, encontramos um jovem que procurou Jesus com o desejo de ser bom. O jovem ouviu a resposta de Jesus: "Por que você me pergunta sobre o que é ser bom? Só Deus é bom. Se você quer entrar na vida, guarde os mandamentos" (Mt 19,17). Em seguida Jesus lembra os preceitos que se referem ao amor ao próximo: "...ame seu próximo como a si mesmo" (Mt 19,19).
O jovem afirmou que vivia os mandamentos e Jesus então o convida a entrar no caminho da perfeição: " Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu" (Mt 19,21)

Para o jovem, naquele momento, vender os bens e dar o dinheiro aos pobres se tornou um projeto difícil. Todavia, é um projeto de vida possível para quem decide seguir Jesus, utilizando-se dos vens para gerar mais vida e ajudar as pessoas a crescer na fé, na santidade.
Jesus deu nova dimensão aos mandamentos quando proclamou as bem-aventuranças. Seguir Jesus é pôr em prática as bem-aventuranças proclamadas no sermão da montanha. (Mt 5,7)
Os dez mandamentos revelam grandes calores da vida humana e defendem os direitos e deveres básicos das pessoas dos grupos e dos povos. Eles existem para os proteger e facilitar a vida de todos. São caminhos que nos conduzem a um maior relacionamento com Deus e com os irmãos.


ATIVIDADES ( responda em seu caderno e tire uma foto e envie no whatsApp da catequista até o dia 24/04):

1-Leia na Bíblia: Ex 20, 1-20
  • Na sua opinião, o  que é importante no texto que acabou de ler?
  • Qual  sentido, hoje, dos mandamentos?
2-Leia as seguintes passagens:
  • Mc 1, 21-22;
  • Mc 1, 23-28;
  • Mc 1,29-34;
  • Mc 1,35;
  • Mc 1,36-39;
  • Mc 1,40-45
Agora, responda:
  1.  Quais são as ações de Jesus nesse texto?
  2. Com quem ele se relaciona nessa passagem?
  3. Como as pessoas reagem diante de Jesus?
  4. Como Jesus concretiza o amor?
COMPROMISSO SEMANAL: Durante a semana, procure fazer um gesto concreto de amor ao próximo, registrando com foto ou descrevendo o que aconteceu, onde foi e como sentiu.

QUE SÃO FRANCISCO XAVIER TE ABENÇOE! ATÉ O PRÓXIMO ENCONTRO!


  

sábado, 10 de abril de 2021

PRIMEIRO E SEGUNDO ANO DE CRISMA- RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO


OBJETIVO: Anunciar a ressurreição como a GRANDE NOTÍCIA, o grande acontecimento que transforma a história dos homens. Descobrir as mudanças que ela deve promover em cada um de nós.

ORAÇÃO INICIAL: Alma de Cristo 
Alma de Cristo, santificai-me
Corpo de Cristo, salvai-me
Sangue de Cristo, inebriai-me
Água do lado de Cristo, lavai-me
Paixão de Cristo, confortai-me
Ó Bom Jesus, ouvi-me
Dentro das vossas chagas, escondei-me
Não permitais que eu me separe de Vós
Do espírito maligno defendei-me
Na hora da morte,
Na hora da morte chamai-me
E mandai-me ir para Vós
Para que com Vossos Santos Vos louve
Por todos os séculos dos séculos, Amém
Por todos os séculos , 
Amém...

TEXTO BÍBLICO:  Lc 24,13-35 

REFLEXÃO: Vamos ouvir com atenção essa mensagem sobre a Páscoa e pensar o que ela pode nos ajudar a melhorar como ser humano. Vamos acolher com muito carinho essa mensagem



FIQUE LIGADO!!! "Não sou um Deus de mortos, mas de vivos", diz o Senhor. Este encontro é, primeiro lugar, um anúncio da Boa Nova; o sepulcro está vazio e Ele está vivo. Trata-se de suscitar uma fé viva na ressurreição. É sobre o texto de Emaús que nos ajuda a descobrir a força da Páscoa "nos efeitos que o fato tem sobre os discípulos", nas mudanças radicais que provoca.
Depois da morte de Jesus os  discípulos, com medo e profundo sentido de fracasso fugiram e se dispersaram; a experiência parecia ter chegado ao fim. 
Pouco depois, os apóstolos afirmam que Jesus está vivo. Esta nova experiência muda tudo; a fé renasce de novo; parecem homens novos. Sua confiança é fé tão grande que, agora, são testemunhas,capazes de continuar a obra de Jesus. Ninguém poderia detê-los. 
A ressurreição é um encontro que transforma as pessoas; é uma boa nova para os apóstolos.




ATIVIDADE: Depois de ler o texto sugerido, responda em seu caderno:
a) Para onde iam os dois discípulos da história?
- Por que eles estavam tristes?
- Quem se aproximou e começou a caminhar com eles?
- Eles reconheceram Jesus durante a caminhada?
- Como foi que reconheceram Jesus?
- E o que fizeram então?
b) Para todo cristão que deseja viver seriamente sua fé, Emaús foi, em algum momento de sua vida, o destino de sua jornada. Você já sentiu o fracasso em sua vida? Como conseguiu superar esse sentimento?
c) Você já foi tentado a abandonar tudo e procurar outros caminhos? Explique o que fez para vencer esse desafio?
d)O ideal da vida comunitária: “Somos uma comunidade de RESSUSCITADOS” (cf. At 2,42-47) O QUE ISTO SIGNIFICA? Justifique sua resposta.
(Tire foto e envie para a catequista até o próximo encontro que será no dia 17 de abril)

COMPROMISSO SEMANAL: Sejamos corajosos ao anunciar a Boa Nova da Ressurreição de Jesus. Faça um vídeo falando da alegria da Boa Nova da Ressurreição, de no máximo 3 min e envie para as pessoas do seu convívio social. Depois registre em seu caderno como foi essa experiência (tire foto e envie para a catequista até o próximo encontro que será no dia 17 de abril).

ORAÇÃO FINAL:  Jesus ressuscitado,
que destes a paz aos apóstolos,
reunidos em oração, dizendo-lhes:
“A paz esteja convosco”,
concedei-nos o dom da paz.
Defendei-nos do mal
e de todas as formas de violência
que agitam a nossa sociedade,
para que tenhamos uma vida digna,
humana e fraterna.
Ó Jesus,
que morrestes e ressuscitastes por amor,
afastai de nossas famílias e da sociedade
todas as formas de desesperança e desânimo,
para que vivamos como pessoas ressuscitadas
e sejamos portadores de vossa paz.
Amém!