sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Turmas de Primeiro e Segundo Ano de Crisma: Fé e Oração

 


Objetivo: Levar os crismandos a entender que Deus nos fez uma proposta; a de sermos seus filhos. Ele nos fala através da BÍBLIA, como foi visto nos encontros anteriores. A essa proposta de Deus damos o nosso SIM. Isto se chama FÉ. O nosso SIM à proposta de Deus é um sinal da nossa fé. No entanto, essa fé precisa ser alimentada. Para isso, só existe um caminho: a ORAÇÃO.
Oração inicial: Vinde Espírito Santo, Ave Maria
Leitura bíblica: Gl 5, 16-26
Para início de conversa:  Para você o que é fé? O que é oração? Pense nestas perguntas e veja esses dois vídeos que abrem as discussões do tema deste encontro:



Fique ligado!!!!!! Antes de falarmos de fé religiosa, veremos que a fé é uma exigência da própria natureza humana. Nem a inteligência, nem o estômago, vivem sem a fé. Admitamos que a fé é:
  • aderir à afirmação do outro;
  • confiar em alguém que nos comunica algo;
  • é a aceitação de uma afirmação, sem a necessidade de pesquisas e provas.
Logo, percebemos que sem fé não podemos viver, tal é a sua necessidade. Exemplo: sem a fé, você morreria de fome. Imagine que, toda vez que você fosse comer, precisasse ir à cozinha para verificar se a cozinheira, não colocou veneno na comida... Comer sem pesquisar é um ato de fé.
Enfim, quase toda a ciência que aprendemos, cujas soluções aceitamos, constituem um ato de fé, pois imagine se fôssemos, efetivamente, provar e comprovar tudo, ver, apalpar, por nós mesmos... Deveríamos regredir 2000 anos para ter uma conversa com Platão, Sócrates, cujas mãos nunca apertamos, mas acreditamos em tudo o que eles escreveram, ensinaram. Todos os conhecimentos que nos vem da História, das conclusões de pesquisas, são afirmações nas quais acreditamos pela fé. Muito mais nas coisas de Deus, onde nós, ignorantes ou cientistas, somos iguais a um bebê, precisamos ter atitude de fé. Nossa fé deveria ser como a de uma criança, que diz: MAMÃE FALOU, A PROFESSORA DISSE. Deus falou: ter fé é crer em tudo o que Deus nos falou e fala.
No nosso caso, o ato de fé, nossa aceitação, é por causa de Jesus Cristo que, sendo Deus e sendo Verdade, não vai nos enganar jamais, quando nos revela seu plano de amor.
Aceitamos os mistérios da Santíssima Trindade, Eucaristia, Encarnação, Ressurreição, não porque não entendemos ou deixamos de entender, mas por causa da pessoa de Jesus Cristo, que nos revela estes mistérios. Aceitamos tudo dele, pela confiança e amor absolutos que temos nele. Muita gente acha que tem dúvidas na fé, porque não entende a coisa revelada. A fé é sempre um mistério. Exemplo: o mar não cabe dentro de um copo, e a razão é óbvia:o mar é maior que o copo. Imagine o absurdo, se concluíssemos que o mar não existe, pois ele não cabe dentro de nós. Deus é um oceano e nossa inteligência um copinho. Como pode caber Deus dentro do copinho que é nossa inteligência?  O que sobra, é mistério....
Obstáculos da fé:
  • Ignorância: falta de conhecimento;
  • Orgulho e soberba;
  • Materialismo-sensualismo (atenção ao ISMOS)
Exemplo: na vida da pessoa, que se programa para o abuso da matéria, da sensualidade, etc., a fé não cabe, não tem vez. Essa pessoa não dá chance à fé. É o que lembra Paulo, em Gl 5, 16-26. A veste  da graça não se ajusta nestas pessoas nem com o melhor alfaiate d mundo! A fé precisa ser alimentada, regada, adubada como uma planta, e só conseguimos isto com a oração. O combustível da fé é a ORAÇÃO.

ATIVIDADES ( ENVIE PARA O E-MAIL aninha.professorinha@gmail.com)

Leia os seguintes textos: Lc 18; 1-8; Lc 18, 9-14; Lc 11, 1-4 e responda às perguntas:
  • O que Jesus quer ensinar com estes textos? 
  • O que você aplicará em suas vidas com estes textos? 
Compromisso semanal: Você juntamente com a sua família acompanhará a NOVENA DOS ANJOS 2020 por nossas redes sociais e divulgará a devoção.

Ótima semana a todos, que São Francisco Xavier seja nosso grande intercessor!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário