sábado, 26 de setembro de 2020

Turmas de Primeiro e Segundo Ano de Crisma: O Pecado nos afasta de Deus

 


Objetivo: Esclarecer sobre o sentido do pecado, como obstáculo que nos impede de seguir Jesus, de realizar a vontade de Deus e de sermos nós mesmos. O pecado nos limita, nos fecha, nos afasta dos outros.

Leituras Bíblicas: Rm 5, 12-21; Ef 5, 3-5; Gl 15, 19-21.

Para início de conversa: Veremos o que Padre Julião e padre Sérgio preparam um vídeo explicando o que é o pecado.


Fique ligado!!! Se formos ao Dicionário da Língua Portuguesa e pesquisarmos o significado de pecado, encontraremos a seguinte definição: “Violação de um preceito religioso. Desobediência a qualquer norma ou preceito; falta, erro”. É essa a definição mais comum sobre o pecado. Somos formados e educados como se Deus e Sua Igreja fossem uma “escola militar”, onde quem não cumpre as “regras” é castigado. Esse é um tema importante para o homem, pois fala diretamente da sua conduta, das suas escolhas e da sua esperança. Por isso, não basta ir ao dicionário para entender algo profundo assim, precisamos recorrer à Palavra de Deus e à Doutrina da Igreja. Comecemos recordando a narrativa da criação do homem em Gênesis 1,27: “Deus criou o homem a sua imagem, a imagem de Deus o criou”. É importante termos, bem claro, esse pequeno trecho da criação, para entendermos o pecado de forma mais profunda.
Deus nos criou puros, pois somos a imagem e semelhança d’Ele. São João Paulo II, em sua segunda catequese sobre a Teologia do Corpo, usa, pela primeira vez, o termo “inocência original”. O Santo conclui que, antes do “pecado original”, o homem vivia na sua perfeita forma, ou seja, na originalidade do que Deus quis para ele. O gênero humano era puro. O pecado, fruto de uma escolha livre do próprio homem, arrancou-o do estado de “inocência original” e colocou nele a marca do “pecado original”.
Para entendermos bem o que é pecado, também precisamos entender quem é Deus e quem somos nós. Não podemos esquecer que Deus é Trino: Pai, Filho e Espírito Santo, Ele é relação.
A palavra “pessoa” tem origem no termo grego Prosopon, que significa algo como “um rosto voltado para outro rosto”, ou seja, uma relação. Deus nos criou para nos relacionarmos. Logo no início, Ele colocou Adão em convívio com toda a criação (cf. Gn 2,8); Ele não quis que o ser humano estivesse só (cf. Gn 2,18); e, a todo instante, o Senhor se mantinha em plena relação com o homem (cf. Gn 2,1-25).
Se ser pessoa é ter “relação”, o que é o pecado? Pecado é uma falência da relação, é não amar, é um ato de livre escolha, que traz várias consequências para nós, sendo a maior delas a ruptura da relação com Deus. Portanto, pecado não é um código que transgredimos, mas uma relação que destruímos com nosso próximo, com nós mesmos e com Deus.
Quando nos deparamos com o sofrimento de Cristo na cruz, estamos diante do preço que Ele pagou para restabelecer nossa relação com Ele. A perfeita expressão do amor de Deus por nós é a Sua misericórdia. Ao nos conceder Seu perdão, Deus nos restabeleceu aquilo que Ele pensou para nós desde sempre: a “inocência”.
Qual a diferença entre pecado mortal e pecado venial?
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica o pecado é “uma palavra, um ato ou um desejo contrário à lei eterna” (CIC § 1849). Mas é claro que nem todos os pecados são iguais. Há aqueles mais graves e também outros mais leves. Aí reside a principal diferença entre os pecados veniais e os mortais.
Todo pecado rompe ou, no mínimo, fragiliza nossa relação com Nosso Senhor e com nossos irmãos. Ao infringir as leis de Deus, nos afastamos d’Ele e, consequentemente, de sua graça santificante. E, quando mais longes de Deus e da Vida Eterna, mais perto ficamos do Inferno.
Tomando como exemplo uma pessoa que cometeu um assassinato e outra que mentiu aos pais, negando ter feito uma compra que de fato havia feito. Os dois são pecadores, mas não na mesma medida. É claro que tirar a vida de alguém é algo muito mais grave do que mentir. Por isso, o primeiro caso seria um pecado mortal e o segundo, venial.
Como o próprio nome indica, o pecado mortal está sempre relacionado a algo grave. E para sê-lo considerado como tal, é preciso que o pecador o tenha cometido de forma consciente e por vontade própria, ou seja, é preciso saber e querer fazer algo que atente seriamente contra o que nos pregam os Dez Mandamentos. Como pela graça temos a antecipação da Vida Eterna, inversamente pelo pecado mortal temos uma espécie de antecipação da morte eterna, já que Deus não está mais dentro de nós. Neste caso, o pecador não pode receber a Eucaristia enquanto permanecer no pecado e só pode ser perdoado por meio do Sacramento da Confissão.
Já o pecado venial não nos priva da graça de Deus nem nos condena ao Inferno, mas nos afasta do caminho desenhado para nós por Ele. Atenta de algum modo contra os mandamentos, mas não de maneira grave. Pensar, querer, dizer, fazer ou até omitir coisas podem ser considerados pecados leves se estiverem nos afastando do Pai. Estes pecados podem ser perdoados através do arrependimento sincero, inclusive no Ato Penitencial durante a missa, ou até mesmo por meio de oração e atitudes caridosas.
A grande armadilha do pecado venial é que ele vai minando nossos valores e relaxando nossa consciência. Pequenos pecados vão nos levando a pecados cada vez mais graves, sem percebermos que isto está acontecendo. Por isso, o ideal é seguirmos o conselho de Cristo: “Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). É claro que vamos fraquejar no caminho, mas Deus, como um pai amoroso, jamais vai deixar de nos estender a mão para nos ajudar a levantar se perceber em nós uma vontade sincera de acertar.
Para encerrar este tema, veremos o que o Pe. Sérgio fala sobre o sacramento da Penitência:

Atividades (Faça em seu caderno e envie também para o e-mail: aninha.professorinha@gmail.com até o dia 02 de outubro)
1. Responda
a) Se Deus nos criou para que possamos ser felizes então porque passamos por tanto sofrimento, desespero, angustias?
b) Existe pecado que Deus não perdoa? Justifique sua resposta.
c) Como agir quando a gente quebrou a aliança com Deus? Cite alguns exemplos.

2. Complete a frase:
Aquele que afasta de Deus comete:______________
Para recebermos o perdão, devemos estar:_______________________
Deus nos ama, por isso Ele é:______________________________
Quando fazemos algo errado,______________perdão a Deus.
Deus é ________________e por isso, perdoa seus filhos
Quem ____________________ perdoa
Devemos perdoar __________________.

3. Leia o texto abaixo, e responda as questões que seguem.

As sete maravilhas do mundo
Um grupo de estudantes pesquisava as sete maravilhas do mundo. Como sempre foram lembrados: O Taj Mahal, a Muralha da China, as Pirâmides do Egito etc. Ao recolher os votos, o professor notou um estudante muito quieto. Não tinha escrito nada e parecia meio constrangido. O professor perguntou se tinha problemas em escolher as sete maravilhas do mundo. O aluno disse: “Um pouco. Eu não consigo fazer uma lista só de sete, porque são muitas maravilhas”. O professor incentivou o aluno a dizer o que pensava. E ele disse: “Eu penso que as sete maravilhas do mundo sejam: ver, ouvir, tocar, provar, sentir, rir e amar”. A sala ficou completamente em silêncio.
Questões:
a) Você concorda que o ser humano é maravilhoso? Fale sobre isso.
b)O que você acha da lista que o aluno fez. Para ele, as capacidades humanas são as verdadeiras maravilhas do mundo. Você concorda?

Compromisso Semanal: Vocês se dividirão em equipes e nesta semana deverão arrecadar alimentos; que deverão ser entregues na Salão Paroquial as 13 h para seus catequistas. Ganha a equipe que arrecadar o maior número de alimentos.

Boa semana a todos!!!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário