sábado, 26 de setembro de 2020

Turmas de Primeiro e Segundo Ano de Crisma: O Pecado nos afasta de Deus

 


Objetivo: Esclarecer sobre o sentido do pecado, como obstáculo que nos impede de seguir Jesus, de realizar a vontade de Deus e de sermos nós mesmos. O pecado nos limita, nos fecha, nos afasta dos outros.

Leituras Bíblicas: Rm 5, 12-21; Ef 5, 3-5; Gl 15, 19-21.

Para início de conversa: Veremos o que Padre Julião e padre Sérgio preparam um vídeo explicando o que é o pecado.


Fique ligado!!! Se formos ao Dicionário da Língua Portuguesa e pesquisarmos o significado de pecado, encontraremos a seguinte definição: “Violação de um preceito religioso. Desobediência a qualquer norma ou preceito; falta, erro”. É essa a definição mais comum sobre o pecado. Somos formados e educados como se Deus e Sua Igreja fossem uma “escola militar”, onde quem não cumpre as “regras” é castigado. Esse é um tema importante para o homem, pois fala diretamente da sua conduta, das suas escolhas e da sua esperança. Por isso, não basta ir ao dicionário para entender algo profundo assim, precisamos recorrer à Palavra de Deus e à Doutrina da Igreja. Comecemos recordando a narrativa da criação do homem em Gênesis 1,27: “Deus criou o homem a sua imagem, a imagem de Deus o criou”. É importante termos, bem claro, esse pequeno trecho da criação, para entendermos o pecado de forma mais profunda.
Deus nos criou puros, pois somos a imagem e semelhança d’Ele. São João Paulo II, em sua segunda catequese sobre a Teologia do Corpo, usa, pela primeira vez, o termo “inocência original”. O Santo conclui que, antes do “pecado original”, o homem vivia na sua perfeita forma, ou seja, na originalidade do que Deus quis para ele. O gênero humano era puro. O pecado, fruto de uma escolha livre do próprio homem, arrancou-o do estado de “inocência original” e colocou nele a marca do “pecado original”.
Para entendermos bem o que é pecado, também precisamos entender quem é Deus e quem somos nós. Não podemos esquecer que Deus é Trino: Pai, Filho e Espírito Santo, Ele é relação.
A palavra “pessoa” tem origem no termo grego Prosopon, que significa algo como “um rosto voltado para outro rosto”, ou seja, uma relação. Deus nos criou para nos relacionarmos. Logo no início, Ele colocou Adão em convívio com toda a criação (cf. Gn 2,8); Ele não quis que o ser humano estivesse só (cf. Gn 2,18); e, a todo instante, o Senhor se mantinha em plena relação com o homem (cf. Gn 2,1-25).
Se ser pessoa é ter “relação”, o que é o pecado? Pecado é uma falência da relação, é não amar, é um ato de livre escolha, que traz várias consequências para nós, sendo a maior delas a ruptura da relação com Deus. Portanto, pecado não é um código que transgredimos, mas uma relação que destruímos com nosso próximo, com nós mesmos e com Deus.
Quando nos deparamos com o sofrimento de Cristo na cruz, estamos diante do preço que Ele pagou para restabelecer nossa relação com Ele. A perfeita expressão do amor de Deus por nós é a Sua misericórdia. Ao nos conceder Seu perdão, Deus nos restabeleceu aquilo que Ele pensou para nós desde sempre: a “inocência”.
Qual a diferença entre pecado mortal e pecado venial?
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica o pecado é “uma palavra, um ato ou um desejo contrário à lei eterna” (CIC § 1849). Mas é claro que nem todos os pecados são iguais. Há aqueles mais graves e também outros mais leves. Aí reside a principal diferença entre os pecados veniais e os mortais.
Todo pecado rompe ou, no mínimo, fragiliza nossa relação com Nosso Senhor e com nossos irmãos. Ao infringir as leis de Deus, nos afastamos d’Ele e, consequentemente, de sua graça santificante. E, quando mais longes de Deus e da Vida Eterna, mais perto ficamos do Inferno.
Tomando como exemplo uma pessoa que cometeu um assassinato e outra que mentiu aos pais, negando ter feito uma compra que de fato havia feito. Os dois são pecadores, mas não na mesma medida. É claro que tirar a vida de alguém é algo muito mais grave do que mentir. Por isso, o primeiro caso seria um pecado mortal e o segundo, venial.
Como o próprio nome indica, o pecado mortal está sempre relacionado a algo grave. E para sê-lo considerado como tal, é preciso que o pecador o tenha cometido de forma consciente e por vontade própria, ou seja, é preciso saber e querer fazer algo que atente seriamente contra o que nos pregam os Dez Mandamentos. Como pela graça temos a antecipação da Vida Eterna, inversamente pelo pecado mortal temos uma espécie de antecipação da morte eterna, já que Deus não está mais dentro de nós. Neste caso, o pecador não pode receber a Eucaristia enquanto permanecer no pecado e só pode ser perdoado por meio do Sacramento da Confissão.
Já o pecado venial não nos priva da graça de Deus nem nos condena ao Inferno, mas nos afasta do caminho desenhado para nós por Ele. Atenta de algum modo contra os mandamentos, mas não de maneira grave. Pensar, querer, dizer, fazer ou até omitir coisas podem ser considerados pecados leves se estiverem nos afastando do Pai. Estes pecados podem ser perdoados através do arrependimento sincero, inclusive no Ato Penitencial durante a missa, ou até mesmo por meio de oração e atitudes caridosas.
A grande armadilha do pecado venial é que ele vai minando nossos valores e relaxando nossa consciência. Pequenos pecados vão nos levando a pecados cada vez mais graves, sem percebermos que isto está acontecendo. Por isso, o ideal é seguirmos o conselho de Cristo: “Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). É claro que vamos fraquejar no caminho, mas Deus, como um pai amoroso, jamais vai deixar de nos estender a mão para nos ajudar a levantar se perceber em nós uma vontade sincera de acertar.
Para encerrar este tema, veremos o que o Pe. Sérgio fala sobre o sacramento da Penitência:

Atividades (Faça em seu caderno e envie também para o e-mail: aninha.professorinha@gmail.com até o dia 02 de outubro)
1. Responda
a) Se Deus nos criou para que possamos ser felizes então porque passamos por tanto sofrimento, desespero, angustias?
b) Existe pecado que Deus não perdoa? Justifique sua resposta.
c) Como agir quando a gente quebrou a aliança com Deus? Cite alguns exemplos.

2. Complete a frase:
Aquele que afasta de Deus comete:______________
Para recebermos o perdão, devemos estar:_______________________
Deus nos ama, por isso Ele é:______________________________
Quando fazemos algo errado,______________perdão a Deus.
Deus é ________________e por isso, perdoa seus filhos
Quem ____________________ perdoa
Devemos perdoar __________________.

3. Leia o texto abaixo, e responda as questões que seguem.

As sete maravilhas do mundo
Um grupo de estudantes pesquisava as sete maravilhas do mundo. Como sempre foram lembrados: O Taj Mahal, a Muralha da China, as Pirâmides do Egito etc. Ao recolher os votos, o professor notou um estudante muito quieto. Não tinha escrito nada e parecia meio constrangido. O professor perguntou se tinha problemas em escolher as sete maravilhas do mundo. O aluno disse: “Um pouco. Eu não consigo fazer uma lista só de sete, porque são muitas maravilhas”. O professor incentivou o aluno a dizer o que pensava. E ele disse: “Eu penso que as sete maravilhas do mundo sejam: ver, ouvir, tocar, provar, sentir, rir e amar”. A sala ficou completamente em silêncio.
Questões:
a) Você concorda que o ser humano é maravilhoso? Fale sobre isso.
b)O que você acha da lista que o aluno fez. Para ele, as capacidades humanas são as verdadeiras maravilhas do mundo. Você concorda?

Compromisso Semanal: Vocês se dividirão em equipes e nesta semana deverão arrecadar alimentos; que deverão ser entregues na Salão Paroquial as 13 h para seus catequistas. Ganha a equipe que arrecadar o maior número de alimentos.

Boa semana a todos!!!!!








sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Turmas de Primeiro e Segundo Ano de Crisma: Fé e Oração

 


Objetivo: Levar os crismandos a entender que Deus nos fez uma proposta; a de sermos seus filhos. Ele nos fala através da BÍBLIA, como foi visto nos encontros anteriores. A essa proposta de Deus damos o nosso SIM. Isto se chama FÉ. O nosso SIM à proposta de Deus é um sinal da nossa fé. No entanto, essa fé precisa ser alimentada. Para isso, só existe um caminho: a ORAÇÃO.
Oração inicial: Vinde Espírito Santo, Ave Maria
Leitura bíblica: Gl 5, 16-26
Para início de conversa:  Para você o que é fé? O que é oração? Pense nestas perguntas e veja esses dois vídeos que abrem as discussões do tema deste encontro:



Fique ligado!!!!!! Antes de falarmos de fé religiosa, veremos que a fé é uma exigência da própria natureza humana. Nem a inteligência, nem o estômago, vivem sem a fé. Admitamos que a fé é:
  • aderir à afirmação do outro;
  • confiar em alguém que nos comunica algo;
  • é a aceitação de uma afirmação, sem a necessidade de pesquisas e provas.
Logo, percebemos que sem fé não podemos viver, tal é a sua necessidade. Exemplo: sem a fé, você morreria de fome. Imagine que, toda vez que você fosse comer, precisasse ir à cozinha para verificar se a cozinheira, não colocou veneno na comida... Comer sem pesquisar é um ato de fé.
Enfim, quase toda a ciência que aprendemos, cujas soluções aceitamos, constituem um ato de fé, pois imagine se fôssemos, efetivamente, provar e comprovar tudo, ver, apalpar, por nós mesmos... Deveríamos regredir 2000 anos para ter uma conversa com Platão, Sócrates, cujas mãos nunca apertamos, mas acreditamos em tudo o que eles escreveram, ensinaram. Todos os conhecimentos que nos vem da História, das conclusões de pesquisas, são afirmações nas quais acreditamos pela fé. Muito mais nas coisas de Deus, onde nós, ignorantes ou cientistas, somos iguais a um bebê, precisamos ter atitude de fé. Nossa fé deveria ser como a de uma criança, que diz: MAMÃE FALOU, A PROFESSORA DISSE. Deus falou: ter fé é crer em tudo o que Deus nos falou e fala.
No nosso caso, o ato de fé, nossa aceitação, é por causa de Jesus Cristo que, sendo Deus e sendo Verdade, não vai nos enganar jamais, quando nos revela seu plano de amor.
Aceitamos os mistérios da Santíssima Trindade, Eucaristia, Encarnação, Ressurreição, não porque não entendemos ou deixamos de entender, mas por causa da pessoa de Jesus Cristo, que nos revela estes mistérios. Aceitamos tudo dele, pela confiança e amor absolutos que temos nele. Muita gente acha que tem dúvidas na fé, porque não entende a coisa revelada. A fé é sempre um mistério. Exemplo: o mar não cabe dentro de um copo, e a razão é óbvia:o mar é maior que o copo. Imagine o absurdo, se concluíssemos que o mar não existe, pois ele não cabe dentro de nós. Deus é um oceano e nossa inteligência um copinho. Como pode caber Deus dentro do copinho que é nossa inteligência?  O que sobra, é mistério....
Obstáculos da fé:
  • Ignorância: falta de conhecimento;
  • Orgulho e soberba;
  • Materialismo-sensualismo (atenção ao ISMOS)
Exemplo: na vida da pessoa, que se programa para o abuso da matéria, da sensualidade, etc., a fé não cabe, não tem vez. Essa pessoa não dá chance à fé. É o que lembra Paulo, em Gl 5, 16-26. A veste  da graça não se ajusta nestas pessoas nem com o melhor alfaiate d mundo! A fé precisa ser alimentada, regada, adubada como uma planta, e só conseguimos isto com a oração. O combustível da fé é a ORAÇÃO.

ATIVIDADES ( ENVIE PARA O E-MAIL aninha.professorinha@gmail.com)

Leia os seguintes textos: Lc 18; 1-8; Lc 18, 9-14; Lc 11, 1-4 e responda às perguntas:
  • O que Jesus quer ensinar com estes textos? 
  • O que você aplicará em suas vidas com estes textos? 
Compromisso semanal: Você juntamente com a sua família acompanhará a NOVENA DOS ANJOS 2020 por nossas redes sociais e divulgará a devoção.

Ótima semana a todos, que São Francisco Xavier seja nosso grande intercessor!!!!!!

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Turmas de Primeiro e Segundo Ano de Crisma: Para entender a Bíblia ( revisão- mês de Setembro: mês da Bíblia)

Bíblia não conta para remição de pena por leitura, decide TJ-SP


Objetivo: Buscar na Bíblia a iluminação da vida.

Para início de conversa: Responda em seu caderno:

  1. Quando foi escrita a Bíblia?
  2. Quem a escreveu?
  3. Você costuma a ler a Bíblia? Por quê?
Agora vamos ouvir o que o Padre Joãozinho fala sobre a Bíblia. Sua fala será a introdução do nosso encontro. Acompanhe a explicação:


Fique ligado!!!!! A Bíblia, que em grego significa livros, contém mensagens que dizem respeito à nossa vida, ao momento presente, às situações que vivemos. Não se trata de um livro como os demais: embora tenha sido escrita ao longo dos anos por pessoas, ela foi inspirada por Deus, portanto não envelhece e permanece sempre atual.
A Sagrada Escritura ou Bíblia Católica é composta por 73 livros: 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. O Antigo Testamento são mensagens de Deus preparando o ovo para a chegada do Salvador de um povo, os hebreus, em sua luta pela sobrevivência e sua resistência contra guerras e escravidão. O Novo Testamento é a Boa Nova de Jesus Cristo e o surgimento da Igreja, o povo de Deus.
Antigo Testamento
  • Pentateuco: Esta palavra é usada para indicar os cinco primeiros livros da Bíblia. Os judeus chamam esta parte da Bíblia com o nome de TORÁ, que significa Lei. Nesses cinco livros encontramos histórias e leis que foram postas por escrito durante seis séculos. Tanto as histórias como as leis giram em torno de um centro: o ato libertador de Deus.
  • Livros históricos: Neles encontramos a história do povo de Israel e do judaísmo, desde a conquista da terra prometida até quase o Novo Testamento. Não se trata apenas de registro histórico, mas de uma interpretação dos acontecimentos a partir da fé.
  • Livros Sapienciais: Estes livros apresentam a sabedoria e a espiritualidade do povo de Deus. É onde se encontram os Salmos, que gostamos tanto de ler e rezar.
  • Livros Proféticos: Os livros proféticos testemunham a vida e atividade de homens que possuem fé profunda e vigorosa; homens que procuram levar o povo a um relacionamento sempre renovado e responsável com o Deus que julga e salva.
Novo Testamento

  • Evangelhos: Os Evangelhos são quatro formas de anúncio de Jesus, escritas no ambiente e comunidades diferentes. Não são uma biografia ou história, e sim um anúncio para levar a fé em Jesus, isto é, um compromisso de continuar sua obra, pela Palavra e Ação.
  • Atos dos Apóstolos: Mostram como o anúncio de Jesus  e a formação das comunidades cristãs se expandiram, chegando a Roma, centro do mundo naquela época.
  • Cartas dos Apóstolos: As cartas ou epístolas são escritos dirigidos às primeiras comunidades, mas nos ajudam também a ver e a nos orientar nos problemas das comunidades atuais.
  • Apocalipse: Este livro escrito por São João está em linguagem figurada, porque se dirige aos cristãos  em tempo de perseguição. Apresenta Jesus Ressuscitado como Senhor da História e mostra como os cristãos devem anunciá-lo e testemunhá-lo sem medo.
Como vemos , estes livros se apresentam nas mais diferentes linguagens, narrações, poemas, histórias, doutrinas, ensinamentos, mensagens... Não há leitura mais fascinante que a Bíblia. Ela é como um companheiro, sempre à nossa disposição. Pode parecer difícil para quem não tem o hábito de ler, a Bíblia com frequencia. Mas, quanto mais a lemos, mais fácil fica a leitura, e mais coisas aprendemos. Passamos a nos familiarizar com a linguagem bíblica, que e a linguagem de um povo que viveu há muito tempo.
Para finalizar esse momento, veja o que o Padre Paulo Ricardo fala sobre a diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia Protestante:


Atividades ( faça em seu caderno e envie a atividade respondida por e-mail  aninha.professorinha@gmail.com, neste sábado dia 05 de setembro)

Responda:
  1. Leia cada passagem a siga o modelo:
  • Gn 3, 1-13 ( Antigo Testamento, Pentateuco- Gênesis)
  • Ex 4, 1-8
  • Sl 136. 1-9
  • Jz 2, 18-19
  • Is 42, 5-8
  • Lc 9, 18-27
  • At 14, 8-10
  • Rm 8, 1-4
  • Ap 21, 1-2
Revisão
  • O que significa a palavra Bíblia?
  • Como se divide a Bíblia?
  • Quantos livros tem a Bíblia?
  • Quantos são os livros no Antigo Testamento?
  • Que quer dizer Pentateuco e quais seus livros?
  • O que são e quais são os evangelhos sinóticos?
  • O que é a Tradução dos Setenta?
PS: É IMPORTANTÍSSIMO QUE VOCÊ ENVIE NO MESMO DIA ESTA ATIVIDADE!!!!!! BOA SORTE!!!!!!!!!!!!!!!