segunda-feira, 27 de abril de 2020

Turma de Segundo Ano de Crisma: A Igreja primitiva a partir dos Atos dos Apóstolos

Sombra do Onipotente: OS SETE DIÁCONOS DA IGREJA PRIMITIVA

Objetivo: Despertar nos crismandos a consciência de ser Igreja: ontem, hoje e sempre.

Leitura bíblica: At 2, 1-47

Motivação: Vamos pensar em como era a Igreja na época dos apóstolos.  Assim como os primeiros cristãos, somos convidados a sermos simples de coração, esta é a chave para a felicidade. Por isso iniciemos nossa reflexão, com essa música:

Fique ligado! A Igreja nasceu por obra do Espírito Santo- Pentecostes ( At 2, 1-13).
A história da Igreja e seu nascimento estão descritos sobretudo nos Atos dos Apóstolos. É o Espírito Santo que incentiva os apóstolos a levar adiante a mensagem de Cristo. A figura central dessa parte é PEDRO, que se apresenta como porta-voz e representante dos doze.
No início, os discípulos de Jesus permaneciam no meio dos judeus: Frequentavam assiduamente o templo e partiam o pão pelas casas, tomando o alimento com  alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e gozavam da simpatia de todo o povo. ( At 2, 46-47).
A comunhão dos bens ( At 4, 32-35) respondia ao desejo de tomar a sério as palavras e Jesus, formando comunidade nova, com autenticidade e vida em comum.
Uma grande lei unia os apóstolos em comunidade: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI. Tinham uma grande razão para isso: JESUS RESSUSCITADO. Tinham um ideal que os fazia caminhar: construir um mundo novo, de amor, paz, libertação, o mundo segundo o Plano de Deus.
Mas esse projeto não foi adiante. Um dia, Ananias e Safira ocultaram parte de sua fortuna, fraudando a comunidade ( At 5,1-11).
Outra vez foi a queixa os judeus que vinham de fora e falavam contra os judeus da Palestina, porque  no serviço cotidiano, diziam eles, eram esquecidas as viúvas  (At 6, 1).
Para resolver essas dificuldades, a comunidade, que no início tão espontaneamente unida, criou sua organização, instituindo diáconos (At 6, 2-6).
Até então, a nova comunidade se parecia mais com uma seita dos judeus, amarrada a Jerusalém. O Espírito desamarra o nó. Pedro, a pedra, é chamado para introduzir na comunidade, nada menos que um oficial romana: Cornélio ( At 10, 1-48).
Acompanhando os Atos dos Apóstolos, percebemos, porém, que essa abertura encontra obstáculos. A figura central dessa segunda parte é PAULO, que se apresenta como líder da equipe missionária, fora da Palestina.
A perseguição dos judeus contra Estevão e os cristãos de língua grega fizeram com que esses últimos se dispersassem, deixando Jerusalém.
Muitos foram para Antioquia, uma das grandes cidades do Império Romano. Nesta comunidade os seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez de CRISTÃOS.
Desde o começo, a Igreja de Jesus passou por sérias dificuldades, seja dentro das próprias  comunidades, seja por parte da sociedade. Todas as dificuldades estão escritas nos Atos dos Apóstolos, nas Cartas de São Paulo e no Apocalipse.
Mas apesar dos obstáculos, a Igreja foi crescendo e espalhando-se pelo mundo, fiel á missão que Jesus lhe tinha confiado.
O maior missionário foi, sem dúvida, o apóstolo Paulo.
No começo, a Igreja não tinha templos, os cristãos se reuniam em pequenas comunidades, em suas casas. Quando perseguidos, escondiam-se em galerias subterrâneas ( as catacumbas)
Vejam o que o Frei Gilson fala sobre as primeiras comunidades:
  

                                                                                                                                    

Atividades ( faça no seu caderno)

1. Leia o texto de At 2, 1-47 e responda:
a) O que era Pentecostes?          
b) O que acontece com os discípulos em Pentecostes?
c) De que forma o Espírito Santo se manifestou aos discípulos no dia de Pentecostes?
d) Após o discurso de Pedro no dia de Pentecostes, quantas almas se agregaram à Igreja?

Atividades ( entregue para o catequista Adalto até o dia 01 de maio- sexta-feira)
Ler At 2, 42-47 e responda:
a) Em nossa comunidade tentamos viver do jeito dos primeiros cristãos?  O que falta?
b) O que é mesmo Igreja? ( dê uma definição)
c) Pesquise com seus familiares o que eles pensam da Igreja.

COMPROMISSO SEMANAL: Durante essa semana reze uma Ave Maria pela Igreja, pedindo a Nossa Senhora que abençoe nossa Paróquia.

Desejamos uma ótima semana a todos e que São Francisco Xavier seja o nosso grande intercessor!!!!! Até breve!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário