sábado, 18 de abril de 2020

Turma de Primeiro Ano de Crisma: Deus sabe cuidar de nós

Cuidado de Deus I – Colégio Pense Mackenzie

Objetivo: Compreender a possibilidade de transformação nas mãos de Deus, como barro nas mãos do oleiro.

Leitura bíblica: Jr 18, 1-6

Recordar- O que a nossa vida está dizendo?
  • O que faz o oleiro?
  • Qual a matéria-prima do trabalho do oleiro?
Depois de pensar sobre essas perguntas ( responda no seu caderno) veja esse vídeo. Na internet, há muitas composições musicais que falam da comparação de Deus com o oleiro. Uma bela composição é TRANSFORMA-ME, interpretada pelo Tony Allysson:



Fique ligado! Nossa existência é a revelação do amor criativo de Deus, somos o resultado desse amor. Deus pode ser comparado a um artista. O barro é a matéria-prima nas mãos do artista e nós podemos ser comparados ao barro. É o artista que transforma o barro em obra de arte, a qual, porém, permanece frágil e quebradiça. Sua fragilidade requer atenção, cuidado, delicadeza, flexibilidade no manejo; enfim um carinho próprio do artista. Deus é o artista por excelência. Ele nos marca com sua imagem e bondade. Ele dedica a cada um de nós  toda a sua afeição. O profeta Jeremias narra essa experiência, contemplando um oleiro remodelando, refazendo, reconstruindo vasos. Deus serve-se dos fatos e das realidades do cotidiano, das coisas simples para explicar e tornar compreensíveis as verdades. Deus quer modelar-nos continuamente para uma constante conversão de vida, para configurá-la com Jesus. O barro nas mãos do oleiro lembra que o divino Oleiro quer fazer de nós um vaso novo, uma criatura nova ( cf. 2Cor 5, 17). Deus nos quer transformar em VASOS DE BENÇÃOS, apesar de nossa fragilidade e de toda nossa realidade humana. Ele é o nosso porto seguro. Nós somos ancorados  nele. Enraizados no amor do divino Oleiro, encontramos chão firme e segurança necessária para viver o batismo e entusiasmo na preparação da Crisma.
Veja esse vídeo onde o  Padre Roger Luís fala sobre o Oleiro:



Responda ( atividade deverá ser realizada no caderno e ser enviada para o e-mail aninha.professorinha@gmail.com até o dia 25 de abril ás 23:59 min:

Leia o texto de Jr 18, 1-6 e responda:
a) O que o profeta relata?
b) Qual comparação que Jeremias fez entre o agir do oleiro e o agir de Deus?
c) Como colocar-me nas mãos de Deus, como um vaso em transformação?
d) O que significa considerar Deus como o nosso oleiro?
e) O que dificulta minha disponibilidade como barro nas mãos de Deus, nosso oleiro?
f) O que facilita para que nos coloquemos como um barro nas mãos de Deus, nosso oleiro?

COMPROMISSO SEMANAL: Atividade prática ( essa será postada no whatsApp, em vídeo até o dia 25 de abril ás 23:59min:
Você deverá fazer um vídeo falando 3 atitudes que já viu em pessoas que você respeita e que te lembram a ação do divino Oleiro e no final deixe uma mensagem de esperança para seus colegas de Crisma. Este vídeo tem que ter no máximo 2:50 seg.

Desejamos a todos uma ótima semana e que São Francisco Xavier esteja intercedendo por cada um de nós!!!!! Até breve!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário