sábado, 27 de outubro de 2012



A História de Moisés
A história de Moisés (cerca de 1200 a.C.), que liderou o povo hebreu no êxodo que os levou à terra prometida, está no Antigo Testamento da Bíblia. Em algum momento entre 1900 a.C. e 1300 a.C., os descendentes hebreus de Abraão foram subjugados pelo Egito. Eles estavam entre os muitos escravos que trabalharam na construção de pirâmides, templos e obeliscos. Lembrando a promessa de Deus a Abraão, segundo a qual a terra de Canaã lhes pertencia, os hebreus procuravam por um libertador e encontraram Moisés.
Moisés era filho de Amram e Jocabed, da tribo de Levi, uma das 12 tribos que diziam ser descendentes de Abraão. Temeroso de que a população de hebreus estivesse crescendo demais, o faraó egípcio ordenou que todos os bebês hebreus do sexo masculino fossem mortos. Então, quando Moisés nasceu, Jocabed o colocou em uma cesta de junco, que deixou às margens do rio Nilo. O bebê foi encontrado por uma filha do faraó, que o adotou e criou com luxo e esplendor no palácio. Moisés acabou descobrindo a verdade sobre seu nascimento e sobre a fé de seu povo. Sentindo profundamente a opressão imposta a eles, matou um capataz egípcio que maltratara um escravo hebreu. Quando o crime foi descoberto, Moisés fugiu para o exílio.
Vagou até a terra de Madiã, localizada na atual península do Sinai, entre Israel e Egito. Lá, casou-se com Zipora, com quem teve dois filhos. Moisés nunca esqueceu a fé de seu povo hebreu. Em um aterrorizante momento no Monte Sinai, ele viu um arbusto que queimava, mas não era consumido pelas chamas. O arbusto flamejante lhe disse: ”Sou o Deus de Abraão, Isaac e Jacó.” Essa experiência fez com que Moisés se tornasse um profeta. Seguindo o comando de Deus, voltou ao Egito e exigiu que o faraó libertasse os hebreus do cativeiro. Como o faraó se recusou, Deus lhes enviou uma série de pragas que devastaram o Egito. Após Deus ter causado a morte do primogênito de cada família do Egito em uma noite, o faraó permitiu que Moisés e os hebreus partissem. Mas depois se arrependeu e perseguiu os hebreus até o Mar Vermelho. Deus partiu as águas e fez com que os hebreus as atravessassem em segurança, afogando os egípcios em seguida.
Moisés levou os hebreus ao Monte Sinai. O profeta subiu a montanha e falou com Deus, que lhe apresentou duas tábuas de pedra contendo uma série de leis, conhecidas como os Dez Mandamentos. Ao retornar, Moisés proclamou que, daquele dia em diante, aquelas seriam as leis a que os hebreus deveriam obedecer. Esses mandamentos foram adotados pelo judaísmo, assim como pelo cristianismo, e ainda formam a base da moralidade de todo o mundo ocidental. E esse será o assunto do nosso próximo encontro portanto não faltem! Um super beijo e até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário