sábado, 18 de agosto de 2012

Eucaristia: Partilha do Pão


Hoje vamos  refletir sobre o sacramento da Eucaristia, que é a centralidade de nossa fé. Junto com o Batismo e a Crisma, a Eucaristia faz parte dos sacramentos de iniciação Cristã.

A Eucaristia é o sacramento instituído por Jesus, na última ceia. Este Sacramento está intimamente unido à celebração Eucarística. Queremos entendê-lo como atualização da morte e ressurreição de Jesus.

Pão e Vinho, elementos essenciais na Eucaristia, são símbolos de vida. Símbolos simples, humildes, mas carregados de significado. O pão e o vinho são “frutos da terra e do trabalho humano”.

A terra e o trabalho humano, duas realidades fortes e expressivas, ficam assim integradas na Eucaristia.

O PÃO DIVINO E HUMANO

Por que será que Jesus utilizou o pão como forma de ficar entre nós?
Jesus, conhecendo a realidade humana, não poderia senão usar um dos elementos mais antigos e necessários para a sobrevivência das pessoas: o pão.
• O pão é um alimento conhecido pelo mundo inteiro, embora sua forma de fazê-lo varie de cultura em cultura.
• Ele simboliza a nutrição da vida.
• É um bem de extrema necessidade para a existência humana.
No entanto, sabemos que há muita fome. No Brasil temos 53 milhões de pessoas que vivem em extrema pobreza. Uma grande parte destas pessoas são crianças. Morrem por falta de nutrição. De cada três brasileiros, dois não comem bem.

O SENTIDO DA PALAVRA EUCARISTIA

Muitos são os textos bíblicos que falam em pão e vinho. São elementos próprios da cultura judaica.
Do Novo Testamento, queremos citar os textos de Mc 14,22 e de Mt 26, 26, que indicam a oração de Jesus durante a última ceia e o rito por Ele instituído. É uma oração de ação de graças. Bem presente nestes dois textos está a bênção sobre o pão.
Esta bênção é típica dos judeus que, quando estavam reunidos ao redor da mesa, antes de comerem faziam uma oração de ação de graças. Mais tarde, esta ação de graças recebeu uma nova denominação: “eucaristia” = do grego eú= bom e cháris = graça, significando uma ação de graças.
Ação de graças de agradecimento:
• de Jesus ao Pai
• da Igreja a Deus, pois Jesus se tornou para nós alimento de vida eterna.
No prefácio de cada missa assim rezamos:
“na verdade é digno e justo dar-vos graças em todo o tempo e lugar”.
Cada cristão e cristã se torna também uma ação de graças, porque, incorporado em Cristo, torna-se pão partilhado e, como conseqüência, assume o compromisso de gerar mais vida.

MENTALIDADE A SER SUPERADA

O Concílio Vaticano II nos legou uma constituição, a “Sacrosanctum Concilium”, que nos dá as diretivas litúrgicas, englobando os sacramentos.
Ela apresenta uma nova mentalidade sobre celebração, festa, ritos, orações, comunidade, compromisso... Na prática, temos ainda, em nosso tempo, muitos desafios a serem superados.
• O divórcio entre fé e vida e o entendimento de que celebração nada tem a ver com as questões éticas de caráter social e político.
• A comunhão eucarística, com forte carga emotiva e devocional, levando os fiéis a uma vivência intimista e individualista.
• A celebração da Eucaristia só com caráter festivo e momentâneo, como acontece com uma grande parte dos que se preparam para receber pela 1.ª vez a Eucaristia.
• Como preparar bem nossos cristãos para uma consciência verdadeira de que “A Eucaristia é fonte e ápice de toda a vida cristã?” (LG 11).
A constituição Sacrosanctum Concilium recomenda que todos os cristãos:
• sejam instruídos na Palavra de Deus;
• alimentem-se na mesa do Corpo do Senhor;
• dêem graças a Deus;
• Aprendam a oferecer-se a si mesmos (n.º 48).
Somos convidados/as a superar a visão reducionista da Eucaristia, buscando recuperar toda a riqueza contida neste sacramento, fazendo dele o centro da comunidade cristã.
Somos também chamados a uma posição mais corajosa frente ao problema da fome.
Como instrumento de iluminação podemos ler e colocar em prática o documento da CNBB 69: “Exigências evangélicas e éticas na superação da miséria e da fome”.

Bibliografia

LOPEZ, J.F. Pobres Sacramentos?! Ed. Paulinas, 1995.
RIBOLLA, J. Os Sacramentos trocados em miúdos, Ed. Santuário, 1990.
Ir. Marlene Bertoldi

Espero que esse texto possa ter esclarecido a todos como a Eucaristia é importante para nós cristãos católicos e como Ela merece ser adora e respeitada, pois ali está Jesus Ressuscitado verdadeiramente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário