domingo, 12 de agosto de 2012

Encontro II - Deus criou o mundo e viu que tudo era bom


Vejamos o texto de Gn 1, 1-11.

No início Deus criou os céus e a terra. A terra era sem forma, vazia, escura e coberta de água. O Espírito de Deus flutuava sobre a água. E Deus disse: "Haja luz", e ela apareceu. Deus viu que a luz era boa. Ele separou a luz da escuridão, e chamou a luz de "dia" e a escuridão de "noite". A tarde e a manhã foram o primeiro dia. E Deus disse : "Que haja um grande espaço entre as águas debaixo do céu e as de cima".  E Ele chamou o espaço de "céu". A tarde e a manhã foram o segundo dia.  Deus disse: "Que as águas debaixo do céu se ajuntem em um lugar, e que haja um espaço seco".

Ele chamou o lugar seco de "terra"; e chamou de "mares" o ajuntamento de águas. Deus viu que isso era bom. E Deus disse: "Que a terra produza ervas, plantas e árvores frutíferas"; e isso aconteceu, e Deus viu que tudo era bom. A tarde e a manhã foram o terceiro dia. Deus disse: "Que haja luzes no céu para determinarem as estações, os dias e os meses". Deus criou duas grandes luzes; o Sol para governar o dia, e a Lua para governar a noite. Ele criou também as estrelas, e as espalhou pelo céu para que iluminassem a Terra. Deus viu que isso era bom. A noite e a manhã foram o quarto dia. Deus disse: "Que as águas fiquem cheias de criaturas vivas, e que as aves voem pelo céu". Deus criou grandes animais marinhos e tudo o que se move nas águas. Criou peixes e aves, e viu que tudo era bom, e os abençoou dizendo: "Sejam frutíferos e se reproduzam". E a tarde e a manhã foram o quinto dia. Deus disse: "Que a terra se encha de criaturas vivas". Então ele criou os animais da terra, o gado e tudo que rasteja, para se reproduzirem; e Deus viu que isso era bom.

Por um simples ato de sua vontade, Deus fez o mundo – a partir do nada, pois, no princípio, só Ele – Eterno – existia. No sétimo dia, Deus descansou de seu trabalho. Pois a terra estava pronta. Deus abençoou este dia. E daí em diante, todos os homens deveriam descansar de seu trabalho no sétimo dia. Os judeus consideram o sábado como dia sagrado, neste dia eles não trabalham, nem estudam, somente louvam a Deus. Nós, cristãos, temos o domingo como dia consagrado a Deus, pois foi no domingo que Cristo ressuscitou trazendo para nós a nova criação. Não existe nada no mundo que Deus não tenha feito. E no mundo inteiro não existe uma criança da qual Deus não cuide.


Nenhum comentário:

Postar um comentário