sábado, 21 de agosto de 2021

PRIMEIRO E SEGUNDO ANO DE CRISMA: CUIDAR DAS PESSOAS

 


OBJETIVO: A Crisma nos compromete a amar todas as pessoas, especialmente os pobres, os doentes, os discriminados pela sociedade. É preciso nos libertar dos preconceitos.

LEITURA BÍBLICA: Mc 2, 1-12

ORAÇÃO INICIAL: Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte Palavra Inspiradora. Um coração grande e forte para amar todos, para servir a todos! Um coração grande e forte para superar todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa! Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo para cumprir a vontade do Pai. Amém. Ave Maria....

PARA INÍCIO DE CONVERSA:  Vamos refletir sobre o que aconteceu nessa semana... e logo após vamos refletir sobre a ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS e nos perguntar: SERÁ QUE SOU INSTRUMENTO NAS MÃOS DE DEUS?


MOTIVAÇÃO: Você já cuidou de um doente? Você já ficou doente? Como essas realidades mudam a rotina de nossa casa? Será que não há pessoas que são discriminadas pela doença? Você conhece pessoas que se acham melhores dos que as outras? Você já presenciou alguma situação de discriminação que o tenha impressionado? Como foi? ( Registre tudo em seu caderno).

FIQUE LIGADO: Jesus percebe o esforço e a criatividade das pessoas que levam até ele um paralítico.A paralisia era entendida pela religiosidade da época como uma doença grave associada ao pecado. Por isso a primeira atitude de Jesus é perdoar seus pecados, causando indignação dos escribas. Eles pensavam que somente Deus podia perdoar os pecados e que era muito atrevimento o fato de Jesus também perdoar pecados, pois agindo assim, ele estava se colocando no lugar do próprio Deus. Eles não admitiam que Jesus fosse Deus. Para mostrar o seu  real poder, Jesus não apenas perdoa os pecados do paralítico, mas cura-o totalmente de sua doença. 
A pregação de Jesus é acompanhada de obras bem concretas. São inúmeros milagres, prodígios, exorcismos e sinais que provam ser ele o Messias prometido e esperado. Os milagres não são mágicas que Jesus faz para impressionar, mas "sinais" de que ele é Cristo, o Filho de Deus, que quer curar todos os males e salvar de todo o pecado.

VIDA NO ESPÍRITO: NA FÉ DA IGREJA: AMAR A VIDA CONTRA A EUTANÁSIA : Neste trecho do Programa Na Verdade, o padre Douglas Pinheiro fala sobre como cristão deve lidar com a eutanásia, a distanásia ou ortotanásia. Quem somos nós para escolher quem deve ou não deve viver e morrer? Para isso existe a doutrina da Igreja.
A preservação da própria vida é algo instintivo a todo ser vivo. A pessoa humana, porém, criada à imagem e semelhança de Deus é o único ser que tem a consciência de seu fim último: voltar à casa do Pai. E por isso mesmo entende a sacralidade da vida como um bem maior. Acompanhemos:


SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO: Precisamos de uma ética do cuidado! A ética nasce da responsabilidade diante do outro. Para os cristãos, Deus é o Senhor absoluto da vida: ele dá a vida, só ele pode tirá-la. 
A partir de sua experiência de vida, como são tratados os idosos em nossa sociedade? Temos lugar para eles? Muitas vezes não são abandonados na solidão? E se um doente estiver na fase terminal, você aceitaria acelerar a sua morte? Por quê? ( Responda em seu caderno).

COMPROMISSO SEMANAL: Procurar saber se na Paróquia se existem pastorais sociais ( Pastoral da Criança, da Terceira Idade, da Saúde, de Rua, creches, asilos, instituições de caridade etc). Conversar com as pessoas que lá trabalham e acompanhar nessa semana as atividades dessa pastoral.
Para o próximo encontro apresentar as suas anotações e testemunhos do que lá acontece. Se possível fazer uma apresentação fotográfica que ajude o grupo a refletir o valor de cuidar das pessoas.

" Que São Francisco Xavier interceda e abençoe sua vida e a sua família... Boa semana!!!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário