Objetivo: Apresentar Jesus como alguém que assumiu sua vida como VOCAÇÃO.
Leitura Bíblica: Jo 8, 1-14
Para início de conversa: Alegria da Minha Juventude é consagrar a vida a Deus! Seguindo o caminho e plantando a semente no coração de muitos outros, sendo sal da terra e luz do mundo. Com essa música, vamos iniciar nossa reflexão de hoje:
Fique ligado!!!!! Jesus viveu sua vocação humana de forma original. Ele foi HOMEM, profundamente, em contato com a vida de cada dia. Aproximou-se com carinho, de tudo quanto existe e nos ensinou a ver as coisas com amor. Jesus viveu ENCARNADO; conheceu nossa vida de perto, a partir de DENTRO, experimentando nossa limitações, fadigas alegrias e, igualmente, tristezas.
Ele diz que veio para que aprendamos a viver: EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA E A VIDA EM ABUNDÂNCIA. Jesus nos leva ao conhecimento do Pai. Ele nos apresenta uma nova imagem de Deus: um Deus próximo, amigo, que se faz Amor que é Pai. Jesus viveu uma vida profundamente coerente, como homem que sabia o que queria, que não se deixava levar por nada; homem autêntico, em todo o seu ser: tinha sua vocação bem definida e seguia essa vocação com firmeza. Foi um homem profundamente livre, definindo sua vocação como libertação dos oprimidos, dos pobres e dos humildes.
Jesus viveu sua vocação como doação total: a opção de Jesus foi a de comprometer sua vida pelos outros, de forma radical, sem voltar atrás. Foi fiel àquilo que acreditava e viveu numa disponibilidade total para o ENCONTRO com as pessoas. Esteve aberto ao diálogo com todo tipo de pessoa; Nicodemos, mulher samaritana, a mulher pecadora, o leproso, etc.
Não condenava ninguém, pois veio para salvar; ofereceu-se aos outros sem medida. Falou abertamente, denunciou sem medo a hipocrisia, a injustiça, a falsidade, a exploração. Não se importou com que os outros pudessem dizer a respeito dele, nem com a força dos poderosos. Foi odiado e caluniado. Em tudo mostrou-se um homem profundamente livre.
Foi homem de oração. No fim aceitou sua morte, no meio de uma profunda humilhação, mas com esperança. Sentiu-se angustiado mas não desanimou. Antes, manifestou a sua firme decisão de chegar até o fim: aceitou o desafio. Viveu a vida com vocação, e por ter dado a sua vida pelos outros, o Pai o glorificou e o ressuscitou dentre os mortos. Está VIVO! Seu Projeto de Vida é uma herança para nós, seus seguidores.
Atividades ( para ser entregue até o dia 10 de novembro)
1. Leia as seguintes passagens bíblicas e explique em poucas palavras o que você entendeu:
- Jo 8 1-14;
- Lc 13, 31-33;
- Jo 12, 37-50;
- Mt 5,1-12
2. Responda:
- É fácil ou difícil ser autêntico, original em nossa sociedade? Justifique sua resposta.
- É possível conservar a própria personalidade durante muito tempo? Manter ideias próprias?
- Temos liberdade para traçar e seguir nosso próprio caminho, baseado no Projeto de Vida de Jesus?
- Jesus viveu num contexto de sua época, numa sociedade que impunha seus próprios princípios, como a nossa sociedade atual, ser diferente era CRIME. Ele venceu. E nós, temos coragem e fé suficientes para dar a mesma resposta que Jesus deu? Justifique sua resposta.
3. Compromisso Semanal
Como resposta a leitura de Mt 5, 1-12, você fará um ATO DE RENÚNCIA aos falsos valores que assume em sua vida durante sua oração nesta semana. Exemplo: EU RENUNCIO AO EGOÍSMO EM MINHA VIDA, EU RENUNCIO AO DESAMOR, ETC... A cada dia da semana, você fará uma renuncia e fará uma expressão de fé, de maneira positiva, viver como Jesus viveu. Assim:
QUERO, A PARTIR DE HOJE, VALORIZAR MAIS A ORAÇÃO; QUERO SUPERAR MEUS MEDOS E COVARDIAS E AMAR MAIS AS PESSOAS, DEDICANDO PARA ELAS O MELHOR QUE EU TENHO...
Faça um gesto concreto....
Desejo uma ótima semana para você!!!!! Deus te abençoe!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário