sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Turmas de Primeiro e Segundo Ano de Crisma: Jesus, HOMEM NOVO

 


Objetivo: Colocar a pessoa de Jesus como centro de toda a Revelação: Deus não se manifesta em teorias, mas na PESSOA DE JESUS. Suscitar uma atitude pessoal de acolhida a Jesus.

Oração inicial: Vinde Espírito Santo... Ave Maria

Leitura Bíblica: Mt 20, 20-28

Para início de conversa: Vamos meditar a música O HOMEM, letra e música de Roberto Carlos, que vai nos introduzir no tema de hoje:



Fique ligado!!!!!! A Bíblia é uma narração de fatos que constituem a origem da fé de um povo:
  • Libertação do povo do Egito;
  • Passagem do mar Vermelho;
  • Aliança;
  • Vida no deserto;
  • Conquista da terra prometida.
De muitas maneiras Deus se faz presente na vida e na história do seu povo. Pelos profetas, vai animando o povo, mesmo quando este lhe é infiel.
E, quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho Jesus: é a grande notícia, a Boa Nova.
Através de Jesus: sabemos que Deus é Pai, que nos ama e nos chama a viver em comunhão, a realizar o seu Reino, já aqui na terra. Jesus é um de nós, da nossa terra, da nossa humanidade, da nossa história, encarnado profundamente na vida e na história. 
Seu corpo, recebido no seio da Virgem Maria, é sinal da aliança de Deus com o homem.
Ao mesmo tempo que se apresenta como um de nós, semelhante em tudo, menos no pecado, Jesus é diferente. Ele é homem singular, único pela sua forma de viver e ela sua mensagem:
  • autêntico;
  • sincero;
  • livre
  • libertador.
Homem que vive uma profunda experiência de Deus e que vive para os outros sem medir esforços:
  • o que tem poder sobre a doença e sobre a vida;
  • que traz  alegria e esperança aos oprimidos;
  • amado e odiado;
  • perseguido até morrer.
Acima de tudo: Ressuscitado: Senhor da vida e da morte!

Para finalizar esse momento de reflexão, vamos ouvir essa breve meditação sobre Jesus ser mediador entre Deus e os homens:



Atividades ( enviar até segunda-feira, dia 16 de novembro para o e-mail: aninha.professorinha@gmail.com)

Responda:
  1. Quem é Jesus para você?
  2. Neste período de pandemia, houve um aprofundamento pessoal no conhecimento de Jesus?
  3. Houve alguma descoberta significativa a respeito da sua vocação? Explique.
  4. Esteve Jesus Cristo presente no seu pensar e no seu agir? Justifique a sua resposta.
COMPROMISSO SEMANAL: Para a Comunidade Nossa Senhora de Fátima, vamos montar a liturgia, promovendo uma maior participação do mistério eucarístico.

Tenha uma ótima semana!!!! Que São Francisco Xavier abençoe sua vida!!!!!! Até semana que vem!!!!!









sábado, 7 de novembro de 2020

Turmas de Primeiro e Segundo Ano de Crisma: Jesus tinha um Projeto de Vida


Objetivo: Apresentar Jesus como alguém que assumiu sua vida como VOCAÇÃO.

Leitura Bíblica: Jo 8, 1-14

Para início de conversa: Alegria da Minha Juventude é consagrar a vida a Deus! Seguindo o caminho e plantando a semente no coração de muitos outros, sendo sal da terra e luz do mundo. Com essa música, vamos iniciar nossa reflexão de hoje:


Fique ligado!!!!! Jesus viveu sua vocação humana de forma original. Ele foi HOMEM, profundamente, em contato com a vida de cada dia. Aproximou-se com carinho, de tudo quanto existe e nos ensinou a ver as coisas com amor. Jesus viveu ENCARNADO; conheceu nossa vida de perto, a partir de DENTRO, experimentando nossa limitações, fadigas alegrias e, igualmente, tristezas.
Ele diz que veio para que aprendamos a viver: EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA E A VIDA EM ABUNDÂNCIA. Jesus nos leva ao conhecimento do Pai. Ele nos apresenta uma nova imagem de Deus: um Deus próximo, amigo, que se faz Amor que é Pai. Jesus viveu uma vida profundamente coerente, como homem que sabia o que queria, que não se deixava levar por nada; homem autêntico, em todo o seu ser: tinha sua vocação bem definida e seguia essa vocação com firmeza. Foi um homem profundamente livre, definindo sua vocação como libertação dos oprimidos, dos pobres e dos humildes.
Jesus viveu sua vocação como doação total: a opção de Jesus foi a de comprometer sua vida pelos outros, de forma radical, sem voltar atrás. Foi fiel àquilo que acreditava e viveu numa disponibilidade total para o ENCONTRO com as pessoas. Esteve aberto ao diálogo com todo tipo de pessoa; Nicodemos, mulher samaritana, a mulher pecadora, o leproso, etc.
Não condenava ninguém, pois veio para salvar; ofereceu-se aos outros sem medida. Falou abertamente, denunciou sem medo a hipocrisia, a injustiça, a falsidade, a exploração. Não se importou com que os outros pudessem dizer a respeito dele, nem com a força dos poderosos. Foi odiado e caluniado. Em tudo mostrou-se um homem profundamente livre.
Foi homem de oração. No fim aceitou sua morte, no meio de uma profunda humilhação, mas com esperança. Sentiu-se angustiado mas não desanimou. Antes, manifestou a sua firme decisão de chegar até o fim: aceitou o desafio. Viveu a vida com vocação, e por ter dado a sua vida pelos outros, o Pai o glorificou e o ressuscitou dentre os mortos. Está VIVO! Seu Projeto de Vida é uma herança para nós, seus seguidores.

Atividades ( para ser entregue até o dia 10 de novembro)

1. Leia as seguintes passagens bíblicas e explique em poucas palavras o que você entendeu:
  • Jo 8 1-14;
  • Lc 13, 31-33;
  • Jo 12, 37-50;
  • Mt 5,1-12
2. Responda:
  • É fácil ou difícil ser autêntico, original em nossa sociedade? Justifique sua resposta.
  • É possível conservar a própria personalidade durante muito tempo? Manter ideias próprias?
  • Temos liberdade para traçar e seguir nosso próprio caminho, baseado no Projeto de Vida de Jesus?
  • Jesus viveu num contexto de sua época, numa sociedade que impunha seus próprios princípios, como a nossa sociedade atual, ser diferente era CRIME. Ele venceu. E nós, temos coragem e fé suficientes para dar a mesma resposta que Jesus deu? Justifique sua resposta.
3. Compromisso Semanal
Como resposta  a leitura de Mt 5, 1-12, você fará um ATO DE RENÚNCIA aos falsos valores que assume em sua vida durante sua oração nesta semana. Exemplo: EU RENUNCIO AO EGOÍSMO EM MINHA VIDA, EU RENUNCIO AO DESAMOR, ETC...  A cada dia da semana, você fará uma renuncia e fará uma expressão de fé, de maneira positiva, viver como Jesus viveu. Assim:
QUERO, A PARTIR DE HOJE, VALORIZAR MAIS A ORAÇÃO; QUERO SUPERAR MEUS MEDOS E COVARDIAS E AMAR MAIS AS PESSOAS, DEDICANDO PARA ELAS O MELHOR QUE EU TENHO...
Faça um gesto concreto....

Desejo uma ótima semana para você!!!!! Deus te abençoe!!!!!!!!