sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Turmas de Primeiro e Segundo Ano de Crisma: Jesus, centro da minha vida

 Jesus Seja o Centro da Minha Vida - Página inicial | Facebook



Objetivo: Descobrir e colocar Jesus Cristo como centro do universo e de toda a atitude humana.
Oração inicial: Senhor Jesus, me conceda tua graça, tua misericórdia, e tua benignidade para me permitir te ver, te conhecer, te amar e ser um contigo. Obrigado porque Tua Palavra me diz que se eu pedir qualquer coisa em teu nome e de acordo com a tua vontade o Senhor vai fazer. Amém. Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. ... Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo este mesmo Espírito e gozemos da Sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
Leitura Bíblica: Cl 1,15-20
Motivação: Sentido da Vida... Nós somos seres perdidos no mundo. Tudo tem sentido. Tudo tem um ponto de chegada. Tudo tem um direção. A situação fica trágica quando perdemos a direção e o sentido da vida. quando não sabemos mais para que vivemos. Na história da humanidade existe uma luta contínua: ou se escolhe a Deus, ou escolhe-se a si mesmo como centro e finalidade da vida. Nossa vida é como o sistema solar:

Sistema solar: o que é, planetas e características (com infográfico) - Toda  Matéria                  Apenas Evangelho: JESUS É O CENTRO...

Deus está no centro de nossa vida, como o Sol  está no centro dos planetas. Giramos ao redor de Deus. Se o planeta Terra dissesse: Não quero mais saber da luz do sol; eu vou viver por minha conta , ela (Terra) estaria destruída! Assim acontece com o homem que se desliga de Deus, ele destrói a si mesmo. Deus tem um plano para a humanidade. Nós não fomos jogados no mundo a esmo, não... Deus tem um plano para cada um de nós. Na História da Salvação, podemos ver Abraão, Moisés, os profetas, vivendo o projeto que Deus havia traçado para suas vidas. Para provar o grande amor que Deus tem pela humanidade, ele mandou ALGUÉM que fosse homem, para representar todos os homens. Esse alguém Jesus Cristo, e Ele é o centro do universo. Aceitar Jesus é aceitar o plano de Deus; é aceitar a nossa vocação cristã. Veja o que o nosso querido Pe. Léo, diz sobre o lugar que Deus ocupa na minha vida:



Fique Ligado!!!!!!  Dignidade eminente da pessoa de Cristo
Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criatura, porque nele foram ciadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, quer sejam os tronos, quer as dominações, quer os principados, quer as potestades: tudo foi criado por ele e para ele. Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. Ele é a cabeça do corpo da Igreja, e é o princípio, o primogênito dentre os mortos, de maneira que ele tem a primazia em todas as coisas, porque foi do agrado do Pai, que residisse nele toda a plenitude e que por ele fossem reconciliadas consigo todas as coisas, pacificando. pelo sangue, pelo sangue de sua cruz, tanto as coisas da terra como as coisas do céu.
Vamos refletir: 
  • Todos querem sentir-se seguros na vida;
  • Ninguém é o centro de si mesmos;
  • Cristo é o centro do universo e da história da humanidade;
  • Cristo é o centro da minha vida. Para finalizar vamos ouvir essa música que resume todo o nosso encontro de hoje:

Atividades
( faça no seu caderno e envie as fotos das folhas do seu caderno para o whatsApp da sua catequista até dia 03 de setembro)

Leia o texto At 4, 8-12 e responda:
  • Qual a proposta que Deus me fez neste texto?
  • Qual a minha resposta pessoal a Deus?
COMPROMISSO SEMANAL: Decisão: A vida é bem ou mal sucedida, dependendo das decisões que tomamos. Em silêncio, tome sua decisão pessoal, repetindo: Escolho- Cristo como centro de minha vida (repetir durante a semana) agindo como bom (boa) cristão (ã).
Oração final: Vamos rezar o Salmo 138
"1.Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Senhor, vós me perscrutais e me conheceis,* 2.sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos. 3.Quando ando e quando repouso, vós me vedes, observais todos os meus passos. 4.A palavra ainda não me chegou à língua, e já, Senhor, a conheceis toda. 5.Vós me cercais por trás e pela frente, e estendeis sobre mim a vossa mão. 6.Conhecimento assim maravilhoso me ultrapassa, ele é tão sublime que não posso atingi-lo. 7.Para onde irei, longe de vosso Espírito? Para onde fugir, apartado de vosso olhar? 8.Se subir até os céus, ali estareis; se descer à região dos mortos, lá vos encontrareis também. 9.Se tomar as asas da aurora, se me fixar nos confins do mar, 10.é ainda vossa mão que lá me levará, e vossa destra que me sustentará. 11.Se eu dissesse: “Pelo menos as trevas me ocultarão, e a noite, como se fora luz, me há de envolver”. 12.As próprias trevas não são escuras para vós, a noite vos é transparente como o dia e a escuridão, clara como a luz.* 13.Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe. 14.Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso. Pelas vossas obras tão extraordinárias, conheceis até o fundo a minha alma. 15.Nada de minha substância vos é oculto, quando fui formado ocultamente, quando fui tecido nas entranhas subterrâneas. 16.Cada uma de minhas ações vossos olhos viram, e todas elas foram escritas em vosso livro; cada dia de minha vida foi prefixado, desde antes que um só deles existisse.* 17.Ó Deus, como são insondáveis para mim vossos desígnios! E quão imenso é o número deles! 18.Como contá-los? São mais numerosos que a areia do mar; se pudesse chegar ao fim, seria ainda com vossa ajuda. 19.Oxalá extermineis os ímpios, ó Deus, e que se apartem de mim os sanguinários!* 20.Eles se revoltam insidiosamente contra vós, perfidamente se insurgem vossos inimigos. 21.Pois não hei de odiar, Senhor, aos que vos odeiam? Aos que se levantam contra vós, não hei de abominá-los? 22.Eu os odeio com ódio mortal, eu os tenho em conta de meus próprios inimigos. 23.Perscrutai-me, Senhor, para conhecer meu coração; provai-me e conhecei meus pensamentos. 24.Vede se ando na senda do mal, e conduzi-me pelo caminho da eternidade."


sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Encontro de Crisma: A vocação cristã

 Vocação Religiosa: oportunidade de seguir a Deus servindo a quem precisa |  Diopuava


Objetivos deste encontro: Levar os crismandos a entender que:

  • Deus nos chamou pelo batismo;
  • Deus continua nos chamando pelo nome, do mesmo modo que chamou o jovem Samuel;
  • Toda pessoa tem inclinação para determinada profissão, mas dentro de si mesma, existe uma tendência natural que faz procurar Deus.
Oração Inicial:
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,
faze ressoar em nossos ouvidos
teu forte e suave convite:
“Vem e segue-me”.
Derrama sobre nós o teu Espírito,
que Ele nos dê Sabedoria para ver o caminho
e generosidade para seguir tua voz.
Senhor,
que a Messe não se perca por falta de Operários.
Desperta nossas comunidades para a Missão.
Ensina nossa vida a ser serviço.
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino,
na vida consagrada e religiosa.
Senhor,
que o Rebanho não pereça por falta de Pastores.
Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e diáconos.
Dá perseverança a nossos seminaristas.
Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,
chama-nos para o serviço de teu povo.
Maria,
Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho,
ajuda-nos a responder SIM.
Amém!
Para início de conversa ( responda em seu caderno)

  • Você já pensou em prestar algum serviço para a sua comunidade? Se você nunca pensou veja esse vídeo que fará a introdução do tema dessa semana...

Leituras Bíblicas: 1 Sm 3, 1-4; Mt 5, 1-12
Fique ligado!!!!!!!
Ao nos depararmos com a palavra vocação, geralmente ligamos logo essa palavra com as imagens de padre e freira, ou até mesmo a confundimos com a escolha profissional, porém, são duas coisas diferentes. Na verdade, o significado da palavra vocação é bastante amplo e tem sua origem no verbo latino vocare, que significa “chamar ou chamamento”. No âmbito religioso, trata-se de um chamado que provém da boca Daquele que tudo criou pela força de sua Palavra: Deus. Portanto, compreender a vocação como um dom é reconhecer que, em todas as circunstâncias, Deus nos chama a viver e realizar seu projeto de amor.
Vocação é dizer SIM a Deus, pela fé, descobrir o próprio lugar no mundo, na Igreja de hoje e no serviço aos irmãos. Para descobrir bem este projeto de Deus se faz necessário fazer um discernimento.
Discernimento Vocacional
Diante das diversas opções vocacionais que a vida cristã oferece, é importante que os/as jovens façam um discernimento para descobrir qual é a vocação a qual se sente chamada/o por Deus. No início da juventude nem sempre se tem clara esta opção, por isso é necessário conhecer os diversos caminhos.
A palavra discernimento significa “colocar à parte, dividir ou separar; é conhecer ou ver distintamente, avaliar, fazer a distinção entre duas ou mais coisas”, ou seja, “escolher, tomar uma decisão diante de algumas opções”. É importante que o discernimento não seja feito sozinho, faz-se necessário deixar-se ajudar por um guia espiritual ou orientador vocacional, isto é: uma pessoa com mais experiência de vida e caminhada de fé. A partir do diálogo com essa pessoa, é possível perceber melhor na própria experiência de vida e de fé os sinais de Deus. Sinais estes que se revelam por meio de acontecimentos concretos do cotidiano, de situações sociais e eclesiais que levam a pessoa a dar uma resposta, colocando-se livremente à disposição de Deus para fazer algo que corresponda ao seu projeto.
Algumas perguntas para ajudar no seu discernimento:
O que desejo para minha vida?
O que penso em relação ao meu futuro?
Quais são as dúvidas mais constantes em relação à minha escolha vocacional?
Sou consciente de que só encontrarei o verdadeiro sentido para a minha vida correspondendo ao projeto que Deus tem para mim?
DEUS TEM UM PROJETO DE AMOR PARA VOCÊ!
Como você pode descobrir o projeto de Deus para você?
Abra-se e arrisque!
Conheça a seguir as diversas vocações.
Vocação fundamental: chamado à vida
A vocação à vida é o chamado que precede todos os demais. Deus, em seu infinito amor, modelou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, os chamou à vida, para que, na liberdade de filhos e filhas, fossem continuadores/as da sua criação.
O ser humano, ao ter consciência de que toda a vida é dom de Deus, é chamado a ser corresponsável pela promoção da vida e a corresponder a esse convite desenvolvendo-se na relação consigo mesmo, com os outros, com o mundo e com o próprio Deus.
Vocação cristã
Pelo Batismo toda pessoa recebe, pela fé de seus pais e padrinhos, seu segundo chamado: o de ser cristão. À medida que a pessoa cresce e toma conhecimento da própria fé, aos poucos assume uma identidade que a caracteriza como seguidora do próprio Cristo. Consequentemente, a pessoa é chamada a aderir à missão de Jesus, para ser sinal do Reino e comunicação da Boa-Nova do Evangelho. Cada pessoa vive e realiza a vocação cristã na família, na sociedade e na comunidade eclesial à qual pertence. O Batismo é considerado fonte de todas as vocações, porque é a partir dele que o cristão viverá uma vocação específica que pode ser: a vocação à vida matrimonial, a vocação à vida religiosa consagrada, a vocação à vida sacerdotal e a vocação do cristão leigo.
Vocação à vida matrimonial
É a vocação do amor que se realiza na relação entre o homem e a mulher. No amor de Deus, o casal é chamado a edificar o amor conjugal para formarem uma família. Constituem, assim, uma íntima comunidade de vida para realizarem a missão da maternidade e da paternidade, onde o lar se torna uma pequena Igreja na qual se vive, partilha e transmite os valores humanos e cristãos. A família é o berço de todas as vocações.
Vocação à vida consagrada
A vida religiosa consagrada é uma vocação para homens e mulheres que se sentem chamados por Deus para viver a radicalidade de seu Batismo, dedicando toda a sua vida, seu tempo, suas forças e capacidades para o serviço aos irmãos, diante das mais variadas necessidades do ser humano, hoje. Vivendo em comunidade, têm como primeira regra a vivência do Evangelho, testemunhando o amor fraterno. Propõem-se a seguir Jesus Cristo, assumindo seu modo de viver casto, pobre e obediente, assumindo com liberdade este estilo de vida, para, assim, estarem disponíveis a realizar uma missão na Igreja e na sociedade atual, segundo um carisma específico.
Vocação à vida sacerdotal
A vocação à vida sacerdotal é voltada aos homens que sentem o chamado a serem continuadores da missão de Cristo, recebendo o sacramento da ordem, a fim de se colocarem totalmente a serviço do povo de Deus. A missão do sacerdote tem como inspiração a imagem de Jesus Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas para orientá-las, introduzi-las e animá-las na vida da fé e da comunidade. O padre também tem a missão de denunciar as injustiças, os falsos valores, para favorecer a vida nas suas mais diversas dimensões.
Vocação do cristão leigo
Todo cristão leigo casado ou solteiro vive e corresponde à sua vocação sendo sinal de Cristo e do seu Evangelho no meio do mundo. Podem desempenhar atividades diversas na Igreja e no mundo, sejam elas no âmbito da educação, da política, da comunicação social, do comércio, da arte etc. Independentemente da missão que vive e realiza, ele é também chamado a trilhar um caminho de desenvolvimento humano e de santificação pessoal no meio da família e da sociedade.
Para finalizar vamos assistir o video com o Frei Gilson, onde ele fala sobre a vocação:


Atividades
(realizar a atividade no caderno e enviar para o e-mail: aninha.professorinha@gmail.com)
  1. Por que há tanta gente que se diz infeliz?
  2. Quando é que uma pessoa consegue ser feliz?
  3. Pense, reflita e escreva: o que você pode fazer para ser feliz e realizar sua vocação priemira, a vocação cristã?
COMPROMISSO SEMANAL: Em cada momento de minha vida, posso construir minha felicidade. Nesta semana você irá ler e meditar o texto de Lc 6, 20-38, você irá reparar como seus amigos e parentes buscam a felicidade. Para o próximo encontro, você deverá apresentar as suas observações.

Oração Final: SENHOR, QUE QUERES QUE EU FAÇA?
Senhor,
Tu me deste a vida e me chamaste pelo nome.
Em meio a tantas vozes
e apelos do mundo
eu quero ouvir a tua voz.
Tens sobre mim um apelo de amor.
Tu me conheces a fundo e
sabes o que mais me convém.
Ilumina-me, Senhor,
com teu Espírito e
mostra-me o caminho que devo seguir.
Dá-me força, coragem e alegria,
para assumir a minha vocação.
Eu quero viver, do jeito de Maria,
firme e forte no SIM à tua Vontade:
"Faça-se em mim, Senhor,
segundo a tua Palavra."
Amém