Objetivo: Acolher os dons do Espírito Santo para construir vida nova.
Oração: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. ... Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo este mesmo Espírito e gozemos da Sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
O Espírito Santo descerá sobre vocês de Dele receberão força para serem as minhas testemunhas... (At 1 3-8)
O Espírito é a alma a força transformadora, o guia da Igreja. Depois da ressurreição de Jesus, os Apóstolos obedientes e confiantes nas palavras de Jesus que prometera não deixá-los e órfãos, mas que enviaria o Espírito Santo, permaneceram reunidos. Tinham os mesmos sentimentos e eram assíduos na oração, juntamente com algumas mulheres, entre as quais Nossa Senhora, e aguardavam o Espírito Santo prometido por Jesus ( cf. At 2 1-4). No dia de Pentecostes, veio do céu um barulho como um sopro de um forte vendaval que encheu a casa onde eles se encontravam e como línguas de fogo, repousaram sobre eles ( At 2, 2-3). Foi um dia extraordinário para eles, que havia cinquenta dias esperavam o Espírito Santo. Ele transformou aquelas pessoas que saíram de lá anunciando a todos Jesus Ressuscitado. A festa de Pentecostes aconteceu em Jerusalém,que naquela ocasião estava cheia de peregrinos de todas as partes do mundo. Era gente piedosa vigilante aos apelos de Deus. Os peregrinos perguntavam: O que que dizer tudo isso? (At 2,12).
Esse acontecimento fez nascer a Igreja de Jesus. Assim como o Espírito Santo dá vida ao corpo, também dá vida à Igreja, que tem a missão de levar a Boa Nova da salvação até as extremidades da Terra. Cheios do Espírito Santo, os Apóstolos adquiriram uma nova compreensão de Jesus o que ele havia dito e feito.Suas pregações sobre Jesus atraíram multidões, davam forças e enriqueciam a Igreja.O Espírito Santo transforma o coração humano possibilitando um recomeço, um enxergar a vida com os olhos de Deus.
A força transformadora do Espírito Santo derramada permanentemente sobre a Igreja, povo de Deus, lhe dá coragem, entusiasmo e determinação para agir no mundo e convoca todos os cristãos para que permaneçam atentos à mensagem de Jesus, conservada e transmitida na Igreja. A comunidade cristã primitiva tinha consciência muito viva da presença do Espírito Santo que os fazia destemidamente anunciar e testemunhar Cristo, mesmo em meio a muitas perseguições.
Ao longo da história, a Igreja sempre foi assistida pelo Espírito Santo. Constituída de pessoas, também teve suas falhas, limites pecados. O Espírito Santo, porém, sempre a assistiu e conduziu-a a realizar a salvação trazida por Cristo. Muitos cristãos conscientes e que a Igreja é obra do amor de Deus animada pelo Espírito Santo, doaram sua vida para tornar Jesus conhecido amado e seguido e para construir o Reino, missão da Igreja no mundo.
A força do Espírito Santo suscita entre as pessoas os mais diversos dons e na comunidade os mais diferentes serviços (Rm 12, 4-8 e 1Cor 12, 4-11). Ele atua no mundo, onde pessoas de boa vontade buscam sentido para a vida e procuram Deus. O Espírito Santo favorece a continuidade de tudo o que Jesus viveu e ensinou. O Espírito Santo Transformou os apóstolos de homens medrosos e homens corajosos (Jo 20, 19). Os apóstolos abriram as portas e enfrentaram a multidão (At 2, 14). Deram testemunho corajoso, anunciaram o Evangelho, mesmo com tantas dificuldades (At 13, 4).
Atividades
1.Ler o texto At 2,1-12 e responder no caderno:
- O que o texto está narrando?
- Onde os discípulos estavam reunidos?
- O que se ouviu e o que aparece?
- Como as pessoas ao ouvir o grande barulho?
- O que perguntavam uns aos outros?
2. Responda e envie para o catequista:
a) Em sua opinião, como identificar uma pessoa plenamente realizada?b)Como sentimos a ação do Espírito Santo hoje em nossa vida e no mundo? Qual é a nossa missão?
c)Em nossas comunidades tentamo viver do jeito dos primeiros cristãos? O que fala? O que é mesmo Igreja?
COMPROMISSO SEMANAL: O conhecimento do Pentecostes e do envio do Espírito Santo precisa TRANSFORMAR ALGUMA COISA, para isso é preciso um AGIR, um FAZER ALGUMA COISA: por isso nesta semana se reúna com a sua família, leia o Sl 19 (18) e faça uma oração com seus familiares e coloque na caixa de comentários como foi essa experiência....
Até a próxima semana!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário