domingo, 2 de setembro de 2012

5º Encontro: 02 de setembro de 2012

Deus faz aliança com Abraão

Sabemos que Deus não abandonou o homem depois do pecado. Prometeu enviar um Salvador. E para cumprir sua promessa de salvar os homens, Deus escolheu e preparou um povo.
A Bíblia nos conta que, cerca de 1.800 anos antes de Cristo, numa cidade da Caldéia, chamada Ur, no meio de gente que adorava falsos deuses, vivia um homem muito justo e correto. Seu nome era Abrão.
Um dia, Deus assim falou a Abrão: “SAI DA TUA TERRA, DEIXA TUA FAMÍLIA E A CASA DE TEU PAI. VAI PARA A TERRA QUE EU TE MOSTRAR” (Cf. Gên 12,1-3).
Abrão partiu como o Senhor Deus lhe tinha dito, em companhia de Sara, sua esposa e de Lot, seu sobrinho. Não sabia para onde Deus queria levá-lo, mas não discutiu, simplesmente acreditou na Palavra do Senhor (Cf. Rom 4). Por causa disto, tornou-se amigo íntimo de Deus, que lhe fez muitas promessas bonitas:
“EU SOU O DEUS TODO-PODEROSO. ANDA EM MINHA PRESENÇA E SÊ PERFEITO. DE AGORA EM DIANTE, NÃO TE CHAMARÁS MAIS ABRÃO, MAS SIM ABRAÃO, PORQUE EU TE FAREI PAI DE UM GRANDE POVO. E HOJE FAÇO UMA ALIANÇA DE AMIZADE CONTIGO E COM A TUA DESCENDÊNCIA. TEU POVO SERÁ O MEU POVO, E EU SEREI PARA SEMPRE SEU ÚNICO DEUS. PARA SEMPRE EU SEREI FIEL A ESTA ALIANÇA. TU CUIDARÁS PARA QUE MEU POVO ANDE SEMPRE PELOS MEUS CAMINHOS. DAREI A TI E AO POVO QUE SAIR DE TI ESTA TERRA MARAVILHOSA DE CANAÃ, QUE ESTÁS OCUPANDO AGORA. E EM POUCO TEMPO SARA, TUA ESPOSA, SERÁ MÃE DE UM FILHO” (Cf. Gên 17,3-16).
Aliança quer dizer Contrato de Amizade entre duas pessoas.
Mais uma vez, Abraão acreditou, sem duvidar das palavras do Senhor.
Pouco mais tarde, teve um filho a quem deu o nome de Isaac.
Isaac, ficando maior de idade, casou-se com Rebeca que lhe deu dois filhos: Esaú e Jacó.
Jacó teve 12 filhos. Um deles, chamado Jose, foi vendido como escravo aos comerciantes do Egito. Mais tarde, Faraó, rei desse país, escolheu José para ser o seu primeiro Ministro. Sabendo que em Canaã havia muita fome, José chamou todos os seus 11 irmãos e o seu pai Jacó, para que viessem morar no Egito (Cf Gên 37-39-50).

Nenhum comentário:

Postar um comentário