quarta-feira, 26 de setembro de 2012

São Paulo, 22 de setembro de 2012

Olá galerinha....
Nos proximos textos vou falar com vocês sobre Kerigma, Cerco de Jerico e os Santos Arcanjos...
Então se preparem e leiam com atenção...
Hoje vou explicar para vocês o que é o KERIGMA... vamos lá?

O que é Kerigma?
Kerigma significa o primeiro anúncio, vibrante, cheio de vida e de amor, da pessoa, mensagem e missão de Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, o Filho de Deus, nosso Salvador. Para isso, usamos também o termo Evangelização (anúncio da Boa Notícia).

O objetivo maior do Kerigma é oferecer à liberdade e ao amor das pessoas a oportunidade de realizarem um encontro pessoal e intransferível com Jesus Cristo vivo, o ressuscitado. Além disso, o Kerigma é um processo que ajuda a pessoa a caminhar ruma à conversão, de modo que ela opte, com todo o seu ser, por Jesus.


A catequese depende vitalmente do anúncio primeiro, isto é, do Kerigma, da evangelização, da Boa Notícia de que Deus nos ama e nos doou seu próprio Filho para nos salvar.

Antes da catequese, que é um aprofundamento amplo de quem é Jesus e do que ele quer de nós, do que ensinou e fez, é essencial que a pessoa tenha se convertido. Esta tarefa, diz a Igreja, deve ser exercida por uma pessoa com uma missão específica que é a de Introdutor(a)no caminho da conversão.

Enquanto não existir esta pessoa com este ministério específico de Introdutor(a), a catequese precisa trabalhar durante um bom tempo e com muito zelo o primeiro anúncio, isto é, a evangelização, Kerigma, para depois entrar na sua missão própria. Se você participou do Kerigma na nossa Paróquia você vivenciou o que está escrito aqui... Um super beijo e fiquem com Deus.

domingo, 16 de setembro de 2012

Olá galerinha da Primeira Eucaristia....

Encerrou-se ontem a nossa Ação Missionária em nossa Paróquia. Esses dois sábados (dias 08 e 15 de setembro) foram realizadas visitas nas familias de nossa comunidade, levando a Palavra de Deus aos doentes e pessoas que precisavam conhecer Jesus Sacramentado.
Ontem eu vossa catequista que vos fala visitei algumas familias de catequizandos tanto de Primeiro como de Segundo ano. Vale lembrar que essas atividades contam como presença na catequese. Quem faltou favor me procurar.
Hoje para a turma de Primeiro ano eu passei o filme "Abraão: vida e obra de um grande patriarca", lembrando que depois vou fazer uma atividade sobre esse filme e sobre os outros encontros... portanto não faltem...
Desejo uma otima semana e se preparem vem ai o II KERIGMA da Paróquia São Francisco Xavier...

domingo, 2 de setembro de 2012

Olá galerinha....
Como disse o Padre durante os avisos hoje, o Kerigma mudou de data: agora será nos dias 22 e 23 de setembro... Não se esqueçam vocês deverão participar os dois dias...
Um forte abraço,
Aninha...
PS: O PADRE APROVOU O PASSEIO PARA IBIÚNA...



5º Encontro: 02 de setembro de 2012

Deus faz aliança com Abraão

Sabemos que Deus não abandonou o homem depois do pecado. Prometeu enviar um Salvador. E para cumprir sua promessa de salvar os homens, Deus escolheu e preparou um povo.
A Bíblia nos conta que, cerca de 1.800 anos antes de Cristo, numa cidade da Caldéia, chamada Ur, no meio de gente que adorava falsos deuses, vivia um homem muito justo e correto. Seu nome era Abrão.
Um dia, Deus assim falou a Abrão: “SAI DA TUA TERRA, DEIXA TUA FAMÍLIA E A CASA DE TEU PAI. VAI PARA A TERRA QUE EU TE MOSTRAR” (Cf. Gên 12,1-3).
Abrão partiu como o Senhor Deus lhe tinha dito, em companhia de Sara, sua esposa e de Lot, seu sobrinho. Não sabia para onde Deus queria levá-lo, mas não discutiu, simplesmente acreditou na Palavra do Senhor (Cf. Rom 4). Por causa disto, tornou-se amigo íntimo de Deus, que lhe fez muitas promessas bonitas:
“EU SOU O DEUS TODO-PODEROSO. ANDA EM MINHA PRESENÇA E SÊ PERFEITO. DE AGORA EM DIANTE, NÃO TE CHAMARÁS MAIS ABRÃO, MAS SIM ABRAÃO, PORQUE EU TE FAREI PAI DE UM GRANDE POVO. E HOJE FAÇO UMA ALIANÇA DE AMIZADE CONTIGO E COM A TUA DESCENDÊNCIA. TEU POVO SERÁ O MEU POVO, E EU SEREI PARA SEMPRE SEU ÚNICO DEUS. PARA SEMPRE EU SEREI FIEL A ESTA ALIANÇA. TU CUIDARÁS PARA QUE MEU POVO ANDE SEMPRE PELOS MEUS CAMINHOS. DAREI A TI E AO POVO QUE SAIR DE TI ESTA TERRA MARAVILHOSA DE CANAÃ, QUE ESTÁS OCUPANDO AGORA. E EM POUCO TEMPO SARA, TUA ESPOSA, SERÁ MÃE DE UM FILHO” (Cf. Gên 17,3-16).
Aliança quer dizer Contrato de Amizade entre duas pessoas.
Mais uma vez, Abraão acreditou, sem duvidar das palavras do Senhor.
Pouco mais tarde, teve um filho a quem deu o nome de Isaac.
Isaac, ficando maior de idade, casou-se com Rebeca que lhe deu dois filhos: Esaú e Jacó.
Jacó teve 12 filhos. Um deles, chamado Jose, foi vendido como escravo aos comerciantes do Egito. Mais tarde, Faraó, rei desse país, escolheu José para ser o seu primeiro Ministro. Sabendo que em Canaã havia muita fome, José chamou todos os seus 11 irmãos e o seu pai Jacó, para que viessem morar no Egito (Cf Gên 37-39-50).

Sábado: 01 de setembro de 2012

Série Sacramentos: Reconciliação

Chama-se sacramento da Conversão, pois realiza-se sacramentalmente o convite de Jesus para o caminho de volta ao Pai, do qual a pessoa se afastou pelo pecado.

Chama-se sacramento da Penitência porque consagra um esforço pessoal e eclesial de arrenpedimento e de satisfação do cristão pecador.

Chama-se sacramento da Confissão porque a declaração dos pecados diante do sarcedote Deus concede o perdão e a paz.

É também chamado de sacramento da Reconciliação porque dá ao pecador o amor de Deus que reconcilia: "Reconciliai-vos com Deus" (2Cor 5,20).

Quem vive do amor misericordioso de Deus, está pronto a responder ao apelo do Senhor: "Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão" (Mt 5,24).

É no sacramento do perdão que Deus reconhece nossas falhas, nossas limitações, mas reconhece também nossa boa vontade. Jesus disse: "Eu detesto o pecado mas amo o pecador".

O próprio Cristo no dia da Ressurreição (Domingo de Páscoa) conferiu aos apóstolos o poder de perdoar os pecados: "Recebei o Espírito Santo, aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e aqueles aos quais não perdoardes ser-lhes-ão retidos" (Jo 20, 21-23).

Devemos contar todos os nossos pecados ao padre para receber o perdão, pois com isso nos restituiu a vida na graça e nos dá novo vigor para não mais pecar.

Requisitos para receber uma boa confissão

1º Exame de Consciência: Rezar e pensar nos pecados cometidos.

2º Contrição ou arrpendimento: Tristeza dos nossos erros e de nossa falta de amor a Deus.

3º Propósito: Evitar o pecado e servir a Deus com mais amor.

4º Confissão: Acusação clara e objetiva dos pecados ou falhas cometidas.

5º Penitência: Nos é dada pelo sarcedote para demonstrarmos nosso arrependimento e a firmeza de nosso propósito de não mais pecar e de reparar as falhas cometidas.

Sem o perdão de Jesus vivemos como filhos pródigos (Lc 15, 11-24). Na parábola do filho pródigo encontramos todos estes requisitos: fazer o exame de consciência, admitir o erro, ter o propósito de voltar para o Pai, confessar e adimitir-se pecador diante do Pai e proferir a sua penitência. "Não sou mais digno de ser chamado seu filho".

Santa Terezinha do Menino Jesus dizia: "Os nosso pecados por mais feios e numerosos que sejam, desaparecem diante da bondade de Deus, como uma gotinha de água no oceano imenso." O Pai do céu nos ama tanto que nos quer sempre perto dele.