sábado, 23 de outubro de 2021

Turma de Crisma: Outubro: Por que celebramos as missões?

Mês Missionário 2021: confira a programação completa na Diocese de Santo  André – Diocese de Santo André 

 

OBJETIVO: Entender o porque o mês de outubro foi escolhido para celebramos as Santas Missões; conhecer quais são os santos padroeiros deste mês, compreender que todos os batizados são chamados a trabalhar na messe do Senhor.

ORAÇÃO INICIAL: Deus Pai, Filho e Espírito Santo, comunhão de amor, compaixão e missão. Nós te suplicamos: Derrama a luz da tua esperança sobre a humanidade que padece a solidão, a pobreza, a injustiça, agravadas pela pandemia.  Concede-nos a coragem para testemunhar, com ousadia profética e crendo que ninguém se salva sozinho, tudo o que vimos e ouvimos de Jesus Cristo, missionário do Pai. Maria, mãe missionária, e São José, protetor da família, inspirem-nos a sermos missionários da compaixão e da esperança. Amém. Vinde Espírito Santo... Ave Maria...

MOTIVAÇÃO: O que é ser missionário? Como viver o espírito missionário na minha vida familiar, com meus amigos? Essas perguntas vão nortear nosso encontro de hoje... Vamos refletir um pouco:




FIQUE LIGADO!!!!!!! Outubro chega e com ele o mês missionário. Época que a Igreja convida os cristãos a colaborarem com as missões no mundo. Esse ano, o tema do mês, Tema: Jesus Cristo é missão. Lema: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20)
“A missão, identidade essencial da Igreja, não se resume num dia, mês ou atividades de cunho missionário. A missão é permanente e eixo que impulsiona toda a vida das comunidades”, ressalta o diretor geral das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício Jardim, diante das intolerâncias e fundamentalismos.
Na Mensagem para o Dia Mundial das Missões em 2018, instituído pelo Papa Pio XI em 1926, o papa Francisco destaca: “Todo homem e toda mulher é uma missão e essa é a razão pela qual se vive na terra ser atraídos e enviados. Cada um de nós é chamado a refletir sobre esta realidade: “Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo” (Papa Francisco, Evangelii gaudium, 273).
Para colaborar de forma concreta com as missões, as POM preparou várias ações e um rico material que vai ajudar as comunidades a trabalharem a temática. Destacamos três deles:
1 – Rezar pelas missões e missionários
2 – Ir ao encontro dos que mais necessitam
3 – Contribuir com a coleta em favor da evangelização dos povos.
“Necessidade da conscientização dos fiéis batizados acerca da missão”



O Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Inter-eclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Esmeraldo Barreto, comentou sobre a necessidade dos fiéis batizados tomarem consciência da missão e darem passos em direção ao outro. “Quando me coloco à disposição estou sendo missionário e ajudando a construir a paz”, frisou.
“Logo no primeiro dia de outubro é celebrada Santa Teresinha, ela que é padroeira das missões, então mais um motivo para que esse mês continue a ser consagrado à meditação, reflexão e a atividades missionárias mais intensificadas”, pontuou Dom Esmeraldo ao fazer memória da dedicação – em 1926 -, pelo Papa Pio XI, do mês de outubro como mês das missões.
A Campanha Missionária, segundo Dom Esmeraldo, é uma iniciativa de sensibilização para dizer aos que vivem em lugares que tem uma evangelização mais fortalecida, que precisam olhar outras regiões que estão necessitadas de missionários e recursos, e saírem para evangelizar. “É preciso ir além das nossas comunidades”, suscitou.
“A pessoa que é batizada já mergulha na missão do próprio Cristo. Ela, depois de incorporada a missão do próprio Jesus, precisa experimentar e fazer a inserção neste processo como discípulo, dando passos, olhando o outro”, comentou o bispo. Dom Esmeraldo reforçou também a necessidade da missão em ambientes familiares e profissionais. “Imagina o bem que pode ser feito, quando o batizado é missionário na sua família e no seu ambiente profissional”, concluiu.
As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, realizada sempre no mês de outubro desde 1972. Colaboram nesta ação a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).
“Jesus Cristo é missão” foi o tema escolhido para o mês missionário, cuja inspiração bíblica é “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). O novo contexto da pandemia que se estende de forma prolongada, evidenciou e ampliou o sofrimento, a solidão, a pobreza e as injustiças de que tantos já padeciam. Desmascarou nossas falsas seguranças e desnudou nossa fragilidade humana.
Motivados pela Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões, a Campanha Missionária de 2021 destaca o testemunho de missionários e missionárias da compaixão e da esperança: “Neste tempo de pandemia, perante a tentação de mascarar e justificar a indiferença e a apatia em nome de um distanciamento social saudável, a missão de compaixão é urgentemente necessária por sua capacidade de fazer desse distanciamento recomendável uma oportunidade de encontro, cuidado e promoção.” (Papa Francisco).
Os missionários e missionárias da compaixão e da esperança são pessoas anônimas que estão na linha de frente neste contexto de pandemia: profissionais da saúde, famílias enlutadas com testemunho de esperança, populações em situação de rua e abandono, migrantes indígenas, educadores, o mundo do trabalho, a solidariedade universal além fronteira e a campanha “Amazônia precisa de você”, realizada no primeiro semestre de 2020.
Como gesto concreto, em todas as Igrejas do mundo, realiza-se nos dias 23 e 24 de outubro a coleta missionária, destinada de forma integral para a missão da compaixão. Oitenta por cento dos recursos são enviados à Congregação para Evangelização dos Povos que faz circular um fundo universal de solidariedade, mantendo 1.050 dioceses nas periferias mais necessitadas do mundo. Os vinte por cento restantes ficam no Brasil e mantém os trabalhos das Pontifícias Obras Missionárias, compondo uma rede mundial de oração e caridade a serviço do Papa e da Missão da Igreja.


ATIVIDADES ( ENTREGAR NO E-MAIL DA CATEQUISTA: aninha.professorinha@gmail.com)

 FAÇA UMA PESQUISA E RESPONDA AS SEGUINTES PERGUNTAS:

a) O que é ser missionário?

b) Quais são os santos que lembramos neste mês? Por que eles foram escolhidos?

c) O que a Igreja Católica celebra no mês de outubro? 

d) Qual o tema e o  lema deste ano para o mês missionário? Por que esse tema e lema foi escolhido?

e) Qual o dia do missionário?

 

COMPROMISSO SEMANAL: Essa semana vou rezar com a minha família por todos os missionários espalhados pelo mundo inteiro, e rezar por todos os que trabalham na minha paróquia.

" Que Nossa Senhora Rainha das Missões, São Francisco Xavier e Santa Terezinha nos abençoe. Ótima semana a todos"!!!!!