A adolescência é uma etapa importante da vida. É um tempo de mudanças e descobertas pessoais. O corpo se transforma e também aparecem novos sentimentos e novos interesses.
O adolescente não é mais criança de alguns anos atrás e ainda não é adulto que sonha ser. A adolescência é fase de instabilidade, é a idade da ruptura, da rejeição dos sentimentos recebidos. À primeira vista, é a crise da adaptação. O adolescente tem consciência da sua instabilidade e isso agrava o conflito entre a criança e o adulto que coexistem nele. Perde a espontaneidade, torna-se inseguro, rebelde, mal-humorado, critico e insatisfeito. É arredio diante dos adultos e de pouco diálogo com pais e educadores.
O adolescente precisa de alguém para orientá-lo. Requer atenção e carinho, e, ao mesmo tempo, não tolera a superioridade dos adultos, pois anseia pela liberdade. Está disposto a descobrir a novidade da vida. Nessa fase, o adolescente desenvolve a imaginação criadora, que alimenta todas as tendências dessa idade.
Surge um interesse pelos valores intelectuais, culturais, sociais, morais e éticos. Mas não é só o interesse, como também o questionamento. Aparecem também os interesses afetivos e o surgimento do namoro é o ponto central da evolução afetiva do adolescente.
A adolescência é a fase decisiva da vida, na qual a personalidade se completa e pode definir o que a pessoa será no futuro. Na verdade, a adolescência constitui um desafio, tanto para quem a vive como para quem convive com o adolescente.
É, pois, o momento de mostrar que Deus nos ama, nos quer como filhos muito amados. É o momento de orientar o adolescente a descobrir que é dotado de capacidades, de habilidades, de dons e talentos para proveito dele próprio, como também para serem disponibilizados em beneficio de todos (cf. At 4, 32).
Quando a pessoa descobre que é amada e valorizada, torna-se mais feliz e realizada. Bom esse é o tema do encontro de Crisma de domingo 03 de abril. Depois vou postar fotos e relatar como foi esse encontro... até lá!!!!