domingo, 30 de junho de 2013

Entenda  o significado do Pai Nosso

Jesus ensinou esta oração tão linda a seus discipulos enquanto esteve aqui na Terra. Ela nos aproxima muito de Deus, pois nos permite chamar Deus de Pai. Agora vamos compreender esta oração parte por parte:
 
"Pai Nosso"
Contém a imagem do Pai que tanto amou o mundo e deu a este o Seu único Filho. E quando da invocação de Pai, acrescentamos "nosso", porque estamos saindo de nosso individualismo e reconhecendo em todo homem a mesma dignidade de que nos glorificamos, de sermos filhos de Deus.

"Que estais no céu" 

Evoca a morada do nosso Pai, o céu, a nossa pátria, nosso destino, porque o Filho desceu do céu para nos fazer subir com Ele por meio de Sua cruz e Sua ressurreição.

"Santificado seja o Vosso nome" 
Pedimos a Deus que Sua santidade se manifeste nos homens, que vença o pecado do mundo, que Sua luz dissipe as trevas do mal e Seu esplendor apareça com maior claridade para que todos os homens O reconheçam.

"Venha a nós o Vosso Reino"

Recordamos que o Reino de Deus é justiça, paz e gozo no Espírito Santo, que os cristãos estão comprometidos a trabalhar intensamente para que os valores do Reino do Senhor sejam vividos no mundo.

"Seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu"

Nós somos radicalmente impotentes para cumprir a vontade do Pai, por isso devemos pedir a Ele que una nossa vontade à de Seu Filho para que possamos cumprir Seus intuitos. Unidos a Jesus e com o poder de Seu Espírito, poderemos fazer a vontade do Pai.

"O pão nosso de cada dia nos dai hoje"

Chama os cristãos a assumir uma responsabilidade efetiva para com seus irmãos, principalmente diante das dificuldades sociais e materiais que abalam a sociedade.

"Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"

O cristão deve recordar que a misericórdia não pode penetrar em nosso coração até que tenhamos perdoado os que nos ofenderam. E negar o perdão aos irmãos é fechar o coração, mantendo-o duro e impermeável ao amor misericordioso do Pai.

"Não nos deixeis cair em tentação"

Dá-nos a certeza de que a vitória sobre a tentação só é possível mediante a oração.

"Mas livrai-nos do mal"

Remete a uma pessoa: "Satanás, o maligno, o anjo que se opõe a Deus", por quem o pecado e a morte entraram no mundo. O Senhor nos garantiu que só poderemos assegurar a vitória sobre o mal se nos unirmos em Jesus Cristo, porque Ele venceu definitivamente o inimigo com Sua morte e ressurreição.

sábado, 22 de junho de 2013

Ano da Fé
Creio em um só Deus Pai
Todo-Poderoso
Vamos entender o significado do Creio Nicenoconstantinopolitano? Vamos refletir a parte que fala de Deus Pai  Todo-Poderoso?
O Pai celeste é um Deus todo-poderoso. Afirmação semelhante foi feita pelo Anjo a Maria, no ato da encarnação virginal, ocasião em que foi feito também o anúncio da maternidade de Isabel, apesar da idade avançada: “Para Deus, com efeito, nada é impossível” (Lc 1,37).
O homem foi capaz de abandonar o panteísmo, isto é, a crença em vários deuses, porque acreditou num Deus único, cujos poderes ultrapassam todos os deuses juntos, como afirma o Salmo: “Na verdade, o Senhor é o Grande Deus, o grande Rei, muito maior que os deuses todos” (94/95,3).
Sua onipotência se afirma em dois pilares emblemáticos: o poder de criar a partir do nada e o poder
de ressuscitar os mortos. É por isso que Paulo diz: “Deus faz viver os mortos e chama à existência coisas que não existem” (Rm 4, 17). Nestas duas afirmações está implícita toda a obra da salvação, que no primeiro momento se manifesta na criação de tudo a partir do nada, e, no segundo momento, se torna plena na redenção que se operou por meio da ressurreição de Jesus.
 


Jesus convida os discípulos

Foi a beira do mar da Galileia que Jesus começou sua pregação e seus gestos de amor. Sabia que lá viviam pessoas simples, pescadores, artesãos, a vida acontecia de forma alegre e espontânea. Eram livres para tomar suas decisões. Sua fama se espalhou e muita gente vinha ao encontro de Jesus. Ele ensinava, curava os doentes, falava do Reino do Pai, que é um Reino de amor, de justiça e de paz. Como o numero de pessoas começou a aumentar, ele precisou de muita gente para ajuda-lo. Assim percebeu que no meio de tantos que o seguiam havia alguns que se destacavam. Começou a convidar um a um pelo nome. Os que foram convidados por Jesus aceitaram segui-lo. Pedro seu irmão André, deixaram barco e redes na praia e foram com Jesus. Tiago e seu irmão João deixaram seu pai e os empregados e o seguiram. Assim foi cada vez aumentando mais o numero de discípulos e discípulas de Jesus. Sigam-me, diz Jesus aos discípulos. Seu chamado e a nossa resposta são dois pontos importantes da fé. Ninguém pode chamar-me no lugar de Jesus e ninguém pode responder no meu lugar.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

O Reino de Deus é para todos
O Povo de Israel, que também é conhecido como Povo de Deus, esperava o Reino do Senhor se realizando a partir de um governo, que traria a paz e a ordem para Jerusalém e para o povo judeu. Aquele povo pensava no Reino de Deus como o fim de todas as guerras, da fome e de todo o sofrimento. Eles esperavam um Reino que se realizaria neste mundo. Por isso, quando Jesus disse que o Reino de Deus está entre eles, os fariseus não compreenderam, pois os judeus estavam sob a dominação dos romanos, um povo considerado pagão por eles.
Os fariseus não compreendiam que Jesus lhes falava da Sua presença neste mundo. Pois, Ele é Deus e com a Sua vinda a este mundo já estava presente o Reino de Deus. Jesus é Deus, mas também é homem. Ele tem um coração humano no qual o Pai reinou, por isso, Jesus é o Reino de Deus em pessoa. Nele, no coração humano de Jesus Cristo se realizou plenamente o Reino de Deus. Jesus veio ao mundo, encarnou-se no ventre da Virgem Maria e reinou no coração dela, para que Deus também reine no meu e no seu coração.
Temos na Virgem Maria, humana como nós, aquela na qual Deus reinou plenamente. Ela é a cheia de graça, cheia do Espírito Santo, por isso, foi capaz de realizar a vontade do Pai, gerando Jesus Cristo, o Verbo de Deus encarnado. Nossa Senhora nos foi dada como mãe (cf. Jo 19, 27) para que ela gere seu Filho Jesus Cristo em nós. Dessa forma, o Reino de Deus se realizará em mim e em você. Porém, para que isso aconteça, precisamos nos entregar inteiramente a ela.
A Virgem Santíssima quer gerar Jesus Cristo em nós, mas para que isso aconteça, preciso ser, como ela, dócil ao Espírito Santo. Nós precisamos ser todo de Jesus Cristo, mas para isso, precisamos ser todo de Maria, consagrar a ela toda a nossa vida, os nossos sonhos, os nossos projetos, os nossos bens, a nossa família. Pois, para ser todo de Maria, precisamos nos desapegar de tudo, até mesmo de nossos pensamentos, das nossas opiniões.
Assim, quando entregamos tudo nas mãos da Virgem Maria, ela gera em nós Jesus Cristo. Somente assim é que Jesus reinará plenamente no meu e no seu coração. Peçamos a Nossa Senhora que realize esta obra em nós, para que o Reino de Deus esteja em nosso meio, para que o Reino de Deus, que é Jesus Cristo, esteja presente em nossas vidas. Consagrando-nos inteiramente a Maria, Cristo já reina em nós, mas estamos também na expectativa da Sua vinda definitiva e da realização do Reino dos Céus.